Usando apenas extensão de navegador - VPN ou apenas proxy

Olá, estou tentando usar Windscribe com limite de 10 GB. Se eu usar o aplicativo de desktop, Outlook e Dropbox além de outros serviços vão consumir esses 10 GB muito rapidamente. Para esses testes, quero apenas proteger os dados do meu navegador e, como ainda não podemos listar certas aplicações na lista branca, estou tentando usá-lo somente para proteger os dados do navegador. Li todos os posts sobre o uso apenas da extensão do navegador e ainda não está claro se isso me daria uma conexão VPN completa ou se é apenas um proxy. Se for apenas um proxy, parece que meu ISP ainda poderia ver e rastrear os sites que visito, apenas não o conteúdo dentro deles. Alguém pode confirmar qual dessas opções tenho se usar apenas a extensão do navegador, e se é só um proxy, o que meu ISP ainda pode ver? Obrigado!

Minha compreensão é que os dados ainda são criptografados e roteados através dos servidores Windscribe, então seu ISP ficará desinformado.

Uma maneira fácil de verificar é encontrar um site que seu ISP bloqueia. Aqui, a maioria dos sites de torrent é bloqueada, por exemplo. Ative a extensão do navegador e tudo carrega normalmente porque o ISP não sabe que estou visitando aquele local.

O ISP não consegue ver seu tráfego. Eu usei extensivamente no trabalho.

Huh, eu claramente entendo muito pouco sobre isso, mas a pergunta do OP também está me fazendo pensar…

Tenho um Chromebook que uso com duas contas diferentes, uma no trabalho e uma em casa. A do trabalho é toda legalmente e profissionalmente correta, enquanto uso a conta pessoal para explorar meus… “interesses pessoais” um pouco mais.

Tenho usado a extensão do Chrome em ambas e suponho que meu tráfego estivesse basicamente oculto do meu empregador ao fazer isso (-- novamente, não estou tentando esconder nada que possa me fazer ser mandado embora, só odeio a ideia de TI espionando minhas atividades, bla bla bla). A única maneira de ativar a VPN para todo o computador é usando o aplicativo Windscribe no meu Chromebook, e isso só é possível através da minha conta de casa (pois é a conta de “administrador” ou algo assim). Sempre achei que as duas opções (extensão vs. aplicativo) eram quase iguais, desde que você permanecesse dentro do navegador Chrome, mas agora não tenho tanta certeza.

Eles podem ver o site em si, apenas não o conteúdo? Ou não conseguem ver o site que está sendo visitado como com a VPN?

Dessa fonte: https://thevpn.guru/block-isp-tracking-vpn-proxies-tor/

“Embora proxies ofereçam algum nível de anonimato online, eles não oferecem criptografia alguma. Você pode conseguir esconder sua identidade dos sites ou aplicativos que visita, mas seu ISP ainda pode monitorar suas atividades de navegação, mesmo ao usar proxies. Diferente do uso de VPN, seu endereço IP ainda é visível publicamente.

Seu ISP sabe que você está usando a Internet, mas não saberá o que está sendo transferido ou para onde está indo.

Os sites que você visita irão captar o IP do servidor Windscribe ao qual você se conectou, não o seu IP. Você pode testar isso digitando “meu IP” no Google com e sem a VPN ativada. Outros sites também te informarão de onde eles acham que você está.

Os dados são criptografados pelo extensão do navegador e, assim, são criptografados antes de deixarem seu computador. Ninguém na sua rede local ou na Internet será capaz de ver o que você está visitando, baixando, enviando ou qualquer coisa do tipo.

Algumas pessoas se conectam a um proxy simples para visitar um site com bloqueio geográfico. Isso não é o mesmo que uma conexão VPN segura.