Vou viajar e quero usar o Slate AX como roteador de viagem para hotéis. Quando o coloco no modo repetidor/extensor em casa, não consigo mais acessar a página de configuração.
Como faço para configurar este roteador para repetir o Wi-Fi do hotel e depois conectar o roteador a um VPN? Como acesso o roteador enquanto estiver no modo repetidor?
A melhor maneira seria usar Ethernet para se conectar ao seu quarto de hotel.
A ponte de cliente sem fio pode funcionar em hotéis, mas geralmente é ruim devido aos portais cativo.
Se estiver configurado como uma ponte e sua sub-rede não for a mesma (quase garantido), seu sistema operacional provavelmente não sabe qual interface usar para rotear a conexão até a página de configuração.
Você provavelmente pode criar uma rota estática para corrigir isso.
192.168.8.1 é o endereço padrão do roteador e isso o levará até a página de configuração. Isso deve estar sempre disponível, mesmo se você estiver ou não repetindo uma rede de hotel e/ou estiver ou não usando uma conexão VPN. Você está repetindo sua rede doméstica com outro dispositivo GL.iNet (alguém postou recentemente sobre colisões de IP devido a dispositivos GL.iNet terem a mesma sub-rede [192.168.8.0])?
Repetir o Wi-Fi do hotel geralmente é uma operação imprevisível. Às vezes funciona, mas outras vezes você luta contra portais cativos. Muitas vezes, a solução é conectar-se à rede do hotel usando um laptop primeiro para estabelecer a conexão. No roteador, clone o endereço MAC do laptop para enganar o hotel, fazendo parecer que o laptop é o dispositivo conectado, e não o roteador. Só espero que isso seja tudo o que você precise fazer.
Você quer usar modo roteador + repetidor, não extender. Você deve conseguir acessá-lo normalmente no modo repetidor, apenas use um SSID diferente da sua rede doméstica ao testá-lo em casa para garantir que esteja conectando à rede correta.
Muitos quartos de hotel onde fico não oferecem conexão Ethernet. Acho que a rota estática pode ser o que preciso fazer, mas não tenho certeza de como fazer isso.
Note que ao mudar entre modos de rede, o roteador levará um momento para se reconfigurar, momento em que a rede Wi-Fi desaparece e você precisa esperar ela reaparecer. Em muitos dispositivos (como um laptop com Windows), as redes Wi-Fi salvas se tornam alternativas. Então, minha pergunta é: você está se reconectando ao dispositivo GL.iNet ou seu dispositivo está voltando para uma conexão de internet existente (por exemplo, sua casa)? Só tentando cobrir as bases.
Eu uso o modo repetidor no meu Slate AX o tempo todo e não tenho problemas para acessar o roteador no endereço 192.168.8.1 após me reconectar à rede Wi-Fi hospedada pelo Slate.
Se você colocar seu roteador no modo extensor, só pode acessá-lo via WAN (se a Isolação do Cliente estiver desligada e você souber qual é o IP dele) - isto não é recomendado para Wi-Fi público. Use apenas a opção repetidor na página de aterrissagem, conecte-se ao Wi-Fi e pronto. Para problemas com login em portal de captura, veja minha outra resposta.
Acredito que a OP não usa a funcionalidade de repetidor no ‘modo roteador’, mas configura o GL.iNet para ser apenas um ponto de acesso simples via configurações.
Sim, você está certo. O que o OP quer é o modo repetidor, acessível a partir da página de aterrissagem principal, como você mencionou. Os modos extensor e ponto de acesso não são o que você deseja ao rodar em uma rede pública. O modo repetidor faz o roteador funcionar como um roteador adequado, com seus próprios endereços IP privados que não são acessíveis na rede do hotel. Com uma conexão VPN, você está protegendo seus dados numa rede pública potencialmente comprometida.
Tive que me dar uma aula sobre as diferenças entre repetidor e extensor, pois elas não são consistentes na internet. Por exemplo, olhe para a primeira frase da página wiki de “wireless repeater”, sugerindo que um extensor é um nome alternativo para um repetidor. Os dispositivos GL.iNet parecem fazer coisas diferentes entre modo AP e modo extensor.
Se o hotel tiver Ethernet, entendo que em modo roteador normal você pode conectar isso à porta WAN do roteador de viagem e criar uma rede privada dessa maneira (desde que as sub-redes não entrem em conflito). Eu fiz isso como um passo intermediário quando configurei meu Beryl como um ponto de acesso, pois ele vem configurado como roteador por padrão.