O que meu roteador pode suportar na máxima velocidade disponível com ProtonVPN (cliente openvpn). Atualmente uma conexão de 100 Mbps, mas em breve voltando a 1 Gbps. O mais barato sem sacrificar o alcance de 2.4 GHz.
1 - RT-AX58U $160 (CAD)
2 - RT-AX82U $250 (O ax68u também custa $250 então claramente o 82 vence)
3 - RT-AX86S $270
O AX88U custa $320 e o AX86U custa $350, mas considerando que paguei $150 pelo AC86u e fiquei satisfeito, não tenho interesse e espero não precisar gastar tanto.
Após muita discussão, optei pelo Asus rt-ac86u e foi ótimo - por 3 semanas. Gerenciou minha VPN de roteador e matriz IoT bem, sem problemas. Começou a perder a conexão de 2.4 GHz, então todos meus dispositivos IoT, que é metade do motivo de tê-lo adicionado, também foram afetados. Aparentemente, esse é um problema conhecido, mas ainda estou dentro do meu período de devolução de 30 dias para evitar o serviço de garantia temido da Asus.
Não conheço nenhuma outra marca de roteador que seja suficiente.
Pegue o FLINT da gl-inet. Estou usando, me envie uma mensagem se tiver dúvidas. É o melhor roteador para OpenVPN e suporta WireGuard também.
Link: GL-AX1800 / Flint - GL.iNet
Estou procurando um roteador para mim também e acho que vou escolher: https://mikrotik.com/product/hap_ac3
assim posso usar wireguard, muito mais “poderoso” que openvpn (as velocidades do wireguard são até 4 vezes maiores que as do openvpn).
Algumas considerações sobre OpenVPN em roteadores:
- Uma limitação de desempenho do OpenVPN é que é single-threaded. Tive um desempenho bastante medíocre usando uma configuração OpenVPN em meu roteador antigo (ASUS RT-AC68U), que era dual-core 1.0 GHz. Vi um salto bastante significativo no desempenho ao passar para meu roteador novo (ASUS RT-AC86U), que é dual-core 1.8 GHz. Especificamente, escolhi um roteador dual-core (em vez de quad-core) porque sabia que iria usar o OpenVPN nele.
- Tenha em mente que um possível fator no grande aumento de desempenho é que o RT-AC86U possui AES-NI hardware de aceleração embutido no chip principal. Não pretendo entender como tudo funciona, mas esse recurso lida com criptografia/descriptografia. Acredito que a Asus já incorporou isso ao firmware, mas quando foi testado pela primeira vez (~2018), parecia que apenas o firmware Asus-Merlin habilitava esse recurso.
- Li alguns fóruns (principalmente aqui) que mencionam que o firmware padrão da Asus logo suportará Wireguard, mas será limitado a modelos Wi-Fi 6 (802.11ax) ou Wi-Fi 6E. Entendo que você não quer usar Wireguard agora, mas no futuro isso pode ser a melhor atualização de desempenho porque o Wireguard suporta multi-threading.
Para OpenVPN, sua melhor aposta provavelmente será o RT-AX68U ou RT-AX86S, pois eles têm um processador dual-core de 1.8 GHz. Imagino que esses terão desempenho muito melhor do que os processadores quad-core de 1.5 GHz dos outros dois roteadores listados.
Finalmente olhei para esse roteador e parece ótimo, embora imaturo. Vi alguém na Amazon reclamando do openwrt, ele é sólido para cliente openvpn? Também não vejo menção de garantia em qualquer lugar.
u/n1ght_w1ng08