Quão vulnerável está meu dispositivo ao me conectar ao WiFi público?

Nunca realmente me preocupei com essas coisas até agora… Eu estava tentando entender para que servem as VPNs e acabei mergulhando fundo na leitura sobre todas as medidas que as pessoas tomam para se manterem seguras. Só quero entender até que ponto devo me preocupar e quais precauções básicas devo tomar.

Quando me conecto a uma rede aberta com meu telefone ou computador, hackers podem ter acesso ao meu dispositivo inteiro, ou o perigo só existe se eu fizer algo sensível enquanto estou na rede, como inserir informações confidenciais para fazer login em algum lugar ou fazer uma transação? Em outras palavras, se eu tenho senhas no aplicativo de notas do meu telefone, ou fotos íntimas na minha rolagem de câmera, esses dados poderiam ser acessados simplesmente por estar conectado a uma rede pública na qual um hacker está espionando, ou como isso funciona?

AVISO DE SEGURANÇA: Reddit não protege você de golpes. Ao postar neste subreddit pedindo ajuda, você pode ser alvo de golpistas (exemplo?). Veja como ficar seguro:

1. Nunca aceite solicitações de bate-papo, mensagens privadas, convites para salas de bate-papo, incentivo para contato fora do Reddit, ou e-mails de qualquer pessoa por qualquer motivo. Moderadores, bots de moderação, e membros confiáveis da comunidade não podem protegê-lo fora da seção de comentários do seu post. Reporte qualquer solicitação de bate-papo ou mensagem relacionada à sua dúvida neste subreddit (como reportar chats? como reportar mensagens? como reportar comentários?).
  2. Imediatamente reporte quem estiver promovendo serviços pagos (deles ou do “amigo” deles, ou assim por diante) ou solicitando qualquer tipo de pagamento. Toda assistência oferecida neste subreddit é 100% gratuita, sem quaisquer condições. Qualquer pessoa que viole isso é ou um golpista ou um anunciante (este último também proibido neste subreddit). Boa segurança não é uma questão de ‘pagar o suficiente.’
  3. Nunca divulgue segredos, senhas, frases de recuperação, chaves ou informações pessoais a qualquer pessoa por qualquer motivo. Responder perguntas sobre segurança cibernética e resolver preocupações de cibersegurança nunca exige que você abra mão de sua privacidade ou segurança.

Voluntários da comunidade comentarão no seu post para ajudar. Enquanto isso, certifique-se de que seu post segue o guia de postagem e inclui todas as informações relevantes, e familiarize-se com golpes online usando o wiki r/scams.

Sou um bot, e esta ação foi realizada automaticamente. Por favor, contate os moderadores deste subreddit se tiver alguma dúvida ou preocupação.

O único problema é se você fizer login em um site que não é criptografado. Então, sem https. Seu telefone geralmente avisará quando você visitar um site assim. Visitar esse tipo de site não é um problema, apenas tenha consciência de que tudo que for enviado e recebido pode ser visto por alguém se eles estiverem de olho. A maioria dos aplicativos e sites são criptografados e não há com que se preocupar. As VPNs têm suas utilidades, mas a maioria das pessoas não precisa delas.