Resumido - Se você está usando o roteador ASK-NCQ1338FA ‘caixa branca’ e enfrentando problemas com a configuração de “IP Passthrough” que não funciona,
faça uma redefinição de fábrica e reconfigure do zero. Isso resolve o problema (embora eu não saiba por quanto tempo essa solução dura?) (Atualizado depois- Não. A redefinição de fábrica funcionou bem por algumas horas e depois começou a apresentar o mesmo problema)- ou adquira um novo roteador ARC. Isso resolverá o problema (mas você pode perder a garantia do preço ao adquirir um novo roteador. Veja o tópico abaixo para mais detalhes)
- ou altere os valores de MTU e/ou MSS no seu outro roteador (por exemplo, Google Nest, Eero Mesh, Unifi, etc.) de 1500 para algo como 1428 ou 1400. (Veja o tópico abaixo para mais detalhes)
- ou desative ‘IP Passthrough’ por enquanto e configure para fazer ‘Double NAT’ no seu Cube + seu roteador doméstico.
Problema - Se você usa o roteador/.gateway Verizon 5G Home Internet como ponte (configuração “IP Passthrough”) para conectar ao seu roteador melhor em casa (por exemplo, Google Nest Wireless Router, Eero Mesh Wireless Router, Unifi Dream Machine, etc.), nos últimos meses sua internet pode ter ficado instável, onde algumas páginas web recusam-se a carregar (ex.: Verizon.com, LinkedIn.com, PayPal.com, googleadservices.com, etc.) ou são extremamente lentas para carregar. Você pode marcar a caixa “IP Passthrough”, mas ela reverte para não marcada ao recarregar a página.
Por que - Parece que houve alguma atualização de firmware (versão 231441 em maio?) que foi lançada nos últimos meses e que quebrou a funcionalidade de “IP Passthrough” no roteador ASK-NCQ1338FA.
Vai ser consertado? - Não? Contatei o suporte da Verizon por horas para solucionar isso e eles disseram que o roteador antigo (modelo ASK) não receberá mais atualizações de firmware para corrigir esse problema. (Mas eles estavam errados em várias coisas como abaixo, então quem sabe)
Solução - algumas opções
- Novo roteador - A Verizon recomendou que eu comprasse o novo roteador (modelo ARC-XCI55AX ‘caixa branca’) por ~50 dólares, uma taxa única, para substituir o roteador atual. Comprei, e isso resolveu o problema.
Redefinição de fábrica do roteador antigo - Tentando várias configurações (ex.: configurações DMZ, DNS, etc) nunca consegui fazer o ‘IP Passthrough’ funcionar. Mas fazer uma redefinição de fábrica e reconfigurá-lo do zero funcionou. Fiz isso hoje, então não tenho certeza se vai ficar assim, mas até agora está bom. Tente e me avise.(Isso não funcionou. Funcionou apenas por uma hora ou duas, e voltou ao comportamento antigo)- Alterar MTU/MSS - Você deve configurar os valores de MTU e/ou MSS no seu roteador doméstico (não na Verizon, mas no Google/Eero/Unifi) conforme a orientação do fórum.
- Double NAT - Desative ‘IP Passthrough’ por ora e configure para fazer ‘Double NAT’ no seu Cube + seu roteador doméstico.
Por que NÃO estou trocando pelo novo roteador ARC
- A Verizon me disse que seria uma taxa única de cerca de 50 dólares pelo roteador. Mas então recebi a conta e estão cobrando 45 dólares por mês pelo serviço de internet 5G Home (mantendo minha linha de internet de casa de 25 dólares ao mesmo tempo!)
- O novo roteador ARC (com plano 5G Home ‘NÃO PLUS’) limita a 300 Mbps de download e cerca de 25 Mbps de upload. No roteador ASK antigo, nunca houve limite de velocidade, que frequentemente atingia 700 Mbps de download e 100 Mbps de upload.
- Mais importante, assumi o plano de garantia de preço vitalício de 25 dólares/mês, e isso não pode ser mantido ao trocar o roteador de ASK para ARC (mesmo confirmando várias vezes com o atendente da Verizon que isso seria possível antes de fazer o pedido, e eles confirmaram TRIPLICADO que sim, seria possível. Não foi, e agora dizem que o novo programa só permite garantia de preço de 3 anos por 35 dólares. Eles estão dispostos a dar um crédito adicional de 10 dólares para deixar por 25, mas isso expira em 3 anos)
==================================================
Algumas notas técnicas aleatórias
- Acesso à página do console do roteador - ASK por padrão é 192.168.0.1, mas ARC é 192.168.1.1. Como meu roteador Unifi Dream Machine Pro está em 192.168.1.1, não consegui acessá-lo da forma normal. Preciso estar conectado fisicamente ao roteador para configurar o ARC.
- Acesso à página do console após configuração de ‘IP Passthrough’ - Assim que você configurar essa opção, perderá o acesso ao roteador pelo endereço 192.168.1.1. Se seu roteador doméstico mostra o endereço WAN, você deve usar esse para acessá-lo. Por exemplo, se o endereço WAN for 75.50.50.50, então a página de console do roteador será ±1 desse endereço (ex.: 75.50.50.49 ou 75.50.50.51). Parece ser aleatório se preciso adicionar ou subtrair 1 do IP. Teste ambos e veja qual funciona.
- O novo roteador ARC tem menor latência (10-15ms) do que o roteador ASK antigo (~20-25ms) na minha casa na costa oeste.
- Cor da luz do LED do roteador - O roteador ASK fica VERDE quando IP Passthrough está ativo. O roteador ARC permanece BRANCO. (Atualizado - Na verdade, VERDE só indica que o Wi-Fi está desativado. Então, se você desativar o Wi-Fi no ARC, também ficará VERDE)
- Meu roteador ASK tem Firmware do Modem Versão 231451 e Firmware do Roteador Versão 3.2.0.21
- Meu roteador ARC tem Firmware do Modem Versão MOLY.NR15.R3.MD700.MP.V39.P22 e Firmware do Roteador Versão 3.1.1.21
- Quais servidores DNS você usa na sua rede? O que a Verizon fornece? Estou usando 1.1.1.1 e 8.8.8.8. Não sei se isso causa algum problema? (Atualizado - Não. Não é questão de DNS)