Estou tentando entender o tailscale antes de aplicá-lo à minha configuração. Estou lendo blogs, assistindo vídeos no YouTube e todo mundo fala sobre o quão bom ele é.
Não odeio o tailscale, gosto da ideia de rede em malha, também sou grande fã do meshtastic, mas estou simplesmente cansado de todo mundo fazer parecer que é uma coisa que resolve tudo. E, como iniciante, não quero adotá-lo apenas porque é novo e brilhante. Quero opiniões contrárias para poder tomar decisões acertadas.
Algumas perguntas que faço como iniciante são:
- Vou poder acessar os serviços sem precisar inserir o número da porta no final, pois quero usar meu próprio subdominio.exemplo.com para meus próprios serviços?
- o aplicativo do tailscale em dispositivos móveis (iOS, Android) gasta mais bateria do que o wireguard?
- Quais recursos estou perdendo ao longo do tempo, que me fariam trocar de volta para o wireguard?
TLDR: (Não sei nada sobre redes) A razão de eu querer saber da comunidade é porque, na minha opinião (minha teoria da conspiração), encontrei uma maneira sorrateira deles esconderem provavelmente algumas falhas devido à forma como o tailscale funciona. Aqui está o vídeo de como configurar o tailscale, enviado há 6 meses, mas eles escondem as falhas nos comentários daquele vídeo, apesar do problema ter sido postado há um ano. Isso me deixa desconfiado, só isso.