Por favor, fale sobre os pontos negativos do Tailscale

Estou tentando entender o tailscale antes de aplicá-lo à minha configuração. Estou lendo blogs, assistindo vídeos no YouTube e todo mundo fala sobre o quão bom ele é.

Não odeio o tailscale, gosto da ideia de rede em malha, também sou grande fã do meshtastic, mas estou simplesmente cansado de todo mundo fazer parecer que é uma coisa que resolve tudo. E, como iniciante, não quero adotá-lo apenas porque é novo e brilhante. Quero opiniões contrárias para poder tomar decisões acertadas.

Algumas perguntas que faço como iniciante são:

1. Vou poder acessar os serviços sem precisar inserir o número da porta no final, pois quero usar meu próprio subdominio.exemplo.com para meus próprios serviços?
  2. o aplicativo do tailscale em dispositivos móveis (iOS, Android) gasta mais bateria do que o wireguard?
  3. Quais recursos estou perdendo ao longo do tempo, que me fariam trocar de volta para o wireguard?

TLDR: (Não sei nada sobre redes) A razão de eu querer saber da comunidade é porque, na minha opinião (minha teoria da conspiração), encontrei uma maneira sorrateira deles esconderem provavelmente algumas falhas devido à forma como o tailscale funciona. Aqui está o vídeo de como configurar o tailscale, enviado há 6 meses, mas eles escondem as falhas nos comentários daquele vídeo, apesar do problema ter sido postado há um ano. Isso me deixa desconfiado, só isso.

Existem muitas coisas boas no Tailscale, mas uma coisa que realmente não gosto é a necessidade de fazer login usando uma conta do Google, Apple ou Microsoft. Para muitos de nós, um dos principais benefícios de hospedagem própria é reduzir a dependência e a exposição a grandes empresas de tecnologia como essas. É uma pena ter uma (por exemplo) conta Google como ponto único de falha para infraestrutura auto-hospedada.