Olá,
Estou montando um novo computador para usar como um dispositivo NAS/Plex/VM. Atualmente uso um PC, com uma máquina virtual do Windows 10. Essa VM tem meu cliente AirVPN rodando junto com qbittorrent.
Minha instalação principal do Windows roda meu servidor Plex junto com radarr/sonarr e puxa os arquivos para o Plex.
Tenho estudado sobre unRAID desde que descobri há pouco tempo, e estou muito interessado em mudar meu ‘servidor’ para essa plataforma. Só estou um pouco perdido/sobrecarregado sobre por onde começar e o que fazer com meus drives atuais.
Se eu entendi direito, rodarei o unRAID a partir de um pendrive USB.
Tenho 4 drives que planejo instalar no servidor. 3 deles contêm dados, onde fazia backups dos meus arquivos do PC com Windows. O quarto drive é o maior e novo (14TB).
Aqui estão minhas dúvidas sobre por onde começar:
- Como devo preparar os drives existentes para o unRAID? Os que têm dados que pretendo usar para backups.
- Preciso de um drive de cache (se sim, devo usar um m2 ou SSD e 1TB é suficiente?)
- Qual aplicativo é recomendado para fazer backups diários/semanal do meu PC para o servidor?
- Ainda estou debatendo se devo rodar uma VM com Windows 10 para minha configuração de VPN/torrent como atualmente faço. Meu VPN tem uma configuração openvpn se necessário, e quero configurar um docker de torrent com VPN embutido.
- Existe algum guia recomendado para configurar toda a parte de VM/torrent, gerenciamento com Plex, movimentação de arquivos e todo esse fluxo?
- Drive de paridade parece ser algum tipo de backup. Acho que, no meu caso, precisaria dedicar o drive de 14TB para isso, já que meus outros drives são de 10TB ou menores. Isso protegeria contra perda de dados dos outros drives.
Obrigado!
P.S.: Só quero agradecer a todos por serem tão receptivos e prestativos! Tenho todo o hardware, exceto o case, que está em atraso, esperando ser enviado até 1 de junho. Voltarei com mais perguntas com certeza.