Hoje à tarde, abri o Chrome (sei que é ruim) e recebi um alerta. A extensão do PIA agora quer permissão para ler meu histórico de navegação. Não consigo imaginar um motivo para isso, então espero encontrar respostas aqui antes de recusar.
Por razões de segurança? Verificar se há vazamentos? Isso é estranho.
Para obter a URL da aba ativa para a nova caixa “Adicionar às regras de bypass”.
Entendo totalmente suas preocupações. Quando novos recursos são adicionados, o sistema de regras da extensão do Google adiciona avisos e permissões. Não ficamos felizes com isso, porque é enganoso quanto ao que o recurso realmente faz. Quando usa o nome da URL para adicionar à lista de bypass, é uma funcionalidade de conveniência, pois você não precisa digitar o nome do site na lista, ele apenas o captura da aba. O Google pensa que esse recurso está lendo listas de histórico, o que, de certa forma, é verdade, apenas para preencher o bypass (ou seja, Ler), mas não para gravar ou enviar para nós de qualquer forma. Essa lista é local, no seu computador, e não vemos isso de nenhuma maneira.
Como uma extensão de navegador cuja existência depende de garantir a privacidade do usuário, para aliviar as preocupações antes do lançamento, você deveria ter feito o seguinte:
- Pegue o código atualmente lançado e não adicione nada além de uma mudança para chamar
chrome.runtime.onInstalledpara abrir uma nova página com um post de anúncio explicando as mudanças, por que você as está fazendo e por que os usuários devem ficar tranquilos com isso. Use essa oportunidade como um Pedido de Comentários. - Depois que um tempo suficiente passar e quaisquer comentários dos usuários forem resolvidos, então (E SOMENTE ENTÃO!) lance as novas mudanças.
Estou bastante frustrado com a falta de divulgação sobre isso, porque agora é uma questão de “permitir essa permissão ou você não pode usar esta extensão”, o que é francamente absurdo.
Edit: Você também deve aproveitar para explicar isso às pessoas que agora estão deixando avaliações de 1 estrela](https://chrome.google.com/webstore/detail/private-internet-access/jplnlifepflhkbkgonidnobkakhmpnmh/reviews) no seu Chrome.