Estive na China por quase um ano e fiz muito progresso, mas como falo inglês o tempo todo por trabalho, quase não uso meu chinês e isso está dificultando meu avanço. Estou na marca do HSK2, mas quero ir mais longe. Como vocês atingiram um alto nível de mandarim? Contem todos os seus segredos, sábios.
Mergulhar na língua; ter amigos chineses e falar a língua todos os dias é definitivamente a chave. Depois disso, eu diria que você realmente precisa aprender a ler (não necessariamente escrever), pois sua taxa de retenção aumentará. Comece com livros didáticos de escola primária, já que as crianças começam a aprender as palavras mais importantes que usamos regularmente na vida diária. Quando suas habilidades de leitura forem mais avançadas, comece a ler um jornal chinês todos os dias por pelo menos 30 minutos. Não consulte nem traduza cada palavra. Procure caracteres/palavras apenas depois de vê-los repetidos algumas vezes; assim você saberá que são importantes e já terão uma impressão profunda e uma ideia do seu significado. Existem muitas palavras em chinês, mas primeiro você precisa aprender as mais comuns e frequentemente usadas.
Anos de prática e estudo, etc.
Tradutor profissional aqui, que também conhece muitos estrangeiros que alcançaram um alto nível de fluência. Requer muito trabalho, e basicamente os seguintes elementos:
-
Aulas estruturadas. Isso se aplica à maioria das línguas, mas o chinês é particularmente difícil e bastante diferente do inglês. Um bom currículo será estruturado com base em teorias de aquisição de línguas, construindo uma base sólida, se você quiser.
-
Imersão. Mesmo em bons programas de chinês, você não costuma ver pessoas alcançando fluência, a menos que façam uma imersão real. Você precisa passar muito tempo falando e ouvindo coisas fora do contexto da sala de aula para falar em um tom natural e lidar com conversas mais do que as mais básicas na rua.
-
Muito estudo. Isso inclui uma grande quantidade de memorização mecânica de palavras/caracteres encontrados na sala de aula e, à medida que você melhora, muita leitura, audição e fala usando qualquer material ao seu alcance. Comecei antes dos smartphones, quando os recursos da internet eram escassos. Escrevia todas as minhas novas palavras várias vezes e fazia cartões de memória manualmente. Sai da minha zona!
Vejo muitas pessoas online tentando encontrar a melhor forma de aprender sozinhas, usando aplicativos e vídeos. Nunca conheci alguém que conseguisse passar do nível iniciante assim. Nunca conheci alguém que falasse chinês fluentemente e pudesse acompanhar conversas informais sem alguma forma de imersão. Conheci alguns que aprenderam a falar bem vivendo na China e fazendo amigos, mas nenhum passou do estágio intermediário sem aulas estruturadas.
Quando você chegar ao nível intermediário, as coisas começarão a fazer sentido sobre como a língua funciona. Você começará a inferir o significado de caracteres que se repetem em palavras diferentes. Isso, claro, é impossível se você não puder ler o que fala e ouve. Nunca conheci alguém que pudesse falar fluentemente sem ser capaz de ler bem.