FortiClient no macOS não é mais gratuito

Eu estou certo de que o FortiClient para macOS deixou de ser gratuito e agora exige um servidor EMS licenciado? Parece que o cliente para Windows ainda é gratuito, mas ao instalar o cliente mais recente para macOS, você só tem 2 dias de avaliação. Eu devo presumir que, em algum momento, a versão do cliente para Windows também precisará de um servidor EMS licenciado?

Editar: desculpe, isso é para a última versão do FortiOS 6.2.1. Indo ao forticleint.com/download e tentando baixar e instalar o cliente para macOS, o único disponível é o 6.2.1.

“Forticlient VPN” é gratuito.

“Forticlient” deixou de ser gratuito e requer EMS.

Sim. Eles estão fortemente promovendo o EMS. Nós simplesmente usamos uma versão mais antiga do cliente.

Você ainda pode usar a versão gratuita do FortiClient 6.0. Você simplesmente não pode fazer upgrades.

O novo FortiClient não é gratuito para nenhuma plataforma.

Você está falando do 6.2 ou do 6.0?

Parece que tudo com a versão 6.2 está ligado ao EMS. Eles realmente estão empurrando isso para nós.

Eles esperam que você pague pelo FortiClient para MacOS? Sério, ele é tão bugado que tenho que desligá-lo constantemente.

Sim, parece uma ótima ideia forçar as lojas de macOS a implantarem um servidor Windows dedicado, que só pode ser gerenciado a partir desse servidor usando um cliente pesado. Que lixo.

Sim, tive esse problema. O firewall é 5.6.9 e baixei o cliente mais recente. Achei que estivesse baixando apenas o cliente VPN, mas ao instalar, dizia avaliação gratuita, etc. Então nem conseguia conectar ao VPN. Juntamente com muitos outros clientes 6.x. Acabei instalando até a versão 5.6.6 do FortiClient.

Outra alternativa no macOS é usar o OpenfortiVPN.

Todos, baixem o cliente apenas VPN, e o problema desaparece. Provavelmente sempre será gratuito.

Todas as outras funcionalidades exigirão EMS. Já ressaltei isso várias vezes para a equipe de produto - mesmo quando eu era um SE na Fortinet - que eles precisam mover isso para um OVA ou lançar pacotes para Linux. Obviamente, isso ainda não aconteceu, e é decepcionante, para dizer o mínimo.

Eu uso o EMS e funciona muito bem! Apesar de nem sempre ter funcionado bem e ter tido grandes problemas com o FortiClient.

A razão pela qual inicialmente escolhi a Fortinet foi por causa do paradigma de recursos tudo-em-um, mas isso mudou. Na próxima renovação, estou considerando a Palo Alto, mas tenho certeza de que é ainda mais caro…

O FortiClient VPN também não suporta VPN antes do login, o que era um obstáculo para nós. Ficamos na versão 6.0!

Há alguma desvantagem em usar a versão 6.0?

Bem, vejo que ainda é possível baixar apenas o VPN (sem recursos extras, apenas VPN SSL e IPSEC) para Windows. Meu palpite é que isso mudará em breve.

Deveria ser gratuito apenas para VPN.

Acho que há um erro no site deles.

acessando aqui: https://forticlient.com/downloads e baixando o cliente VPN apenas para macOS, resulta em uma avaliação de 2 dias do produto. O link de download é para o VPN 6.2.1.

Só para informar, o Palo Alto é muito mais caro e também não oferece um pacote tudo-em-um. Tudo é dividido por licença. Embora eles ofereçam VPN de fábrica para clientes padrão Windows/macOS. Se quiser VPN móvel ou usar chromebooks, precisará de uma licença adicional.

Prepare-se para um choque…

MUUUUITO mais caro e o Global Protect também é uma droga…