Tínhamos fibra NBN conectada à nossa casa e um técnico veio no final da semana passada, conectou e ativou a troca para usar a fibra.
Desde então, descobrimos que não conseguimos mais acessar vários aplicativos de telefone ou eles estão tão lentos que se tornam inúteis.
Testes de velocidade na nossa conexão mostram que velocidades muito rápidas estão sendo alcançadas e aplicativos não afetados funcionam rapidamente.
O que percebi é que é o mesmo efeito que observei no passado quando uso uma VPN no meu telefone. Alguns aplicativos que exigem identificação de localização não funcionam mais. Os aplicativos específicos incluem alguns serviços de streaming e jogos. Os que notei até agora são:
Aplicativos de acompanhamento de televisão 7+, 9Now, 10Play e ABC ivew
O aplicativo do Pokémon Go.
O aplicativo do Bureau de Meteorologia (BOM)
Se desconectar o Wi-Fi no meu dispositivo e acessar esses aplicativos através dos dados do telefone, eles funcionam bem. Assim que me reconecto ao Wi-Fi de casa, eles param novamente.
Esse efeito ocorre consistentemente em todos os dispositivos que tentaram acessar esses aplicativos, incluindo 4 celulares diferentes.
Todos eles funcionavam bem anteriormente na nossa conexão antiga até o momento que o roteador foi movido para a conexão de fibra.