Computador dedicado para VPN?

Só usei VPNs em hardware dedicado como Sonicwall ou Meraki e alguém sempre fez a configuração inicial. Então, sintam-se à vontade para rir, mas estou me perguntando: com uma VPN como Wireguard, é normal/comum/estandard/preferido/ [insira outro adjetivo aqui] usar um dispositivo dedicado para esse fim ou apenas adicioná-lo a um servidor atual?

Cenário: isto é para uso pessoal em casa e meu servidor atual roda Nextcloud, Riot e serviços similares.

Como respondido antes, é totalmente aceitável fazer isso. Como íamos trabalhar de casa devido à crise do coronavírus, peguei um Raspberry Pi 4 que estava acumulando poeira e instalei o WG nele. Somos cerca de 8 pessoas conectando a esse servidor por 8 horas todos os dias sem problemas e estamos usando ao máximo a conexão do escritório, cerca de 500mbit, sem problemas.

Eu executo algumas instâncias de WG em casa.

Meu roteador principal é uma VM VyOS em um host Proxmox. Eu rodo meu WG pessoal nela para conectar ao meu VPS, e vários dispositivos externos (celulares/tablets/etc).

Para o trabalho, criei uma VM VyOS no meu cluster VMWare no data center, e usamos EdgeRouter-Xs como dispositivos site-to-site (executando WG) para funcionários selecionados (principalmente TI por enquanto). Como já tenho um host Proxmox em casa, decidi rodar uma VM VyOS dedicada para meu VPN de trabalho (e optei por não usar o ERX), assim minha tráfego pessoal fica pessoal, e tudo por trás do VPN de trabalho é trabalho.

Eu não teria problemas em usar um dispositivo dedicado para esse propósito. Em algumas situações, acho apropriado.

Ou até OpenWRT - o wg não precisa de tanta CPU em comparação ao OpenVPN, por exemplo, então você pode se surpreender com a velocidade de um roteador wifi descartado se tiver um que possa rodar OpenWRT.

https://openwrt.org/toh/start procure nesses dispositivos descartados e veja se há um compatível. Depois, verifique a página do dispositivo assim que encontrar um que você possua - alguns podem ser facilmente flashados via interface web de estoque, outros precisam de TTL serial, JTAG ou um servidor TFTP, até um grau de “é difícil” para quem nunca usou OpenWRT.

A vantagem de usar um AP ou roteador não utilizado é baixo consumo de energia (e, portanto, calor), espaço, uso de portas sobrantes como switch e possivelmente mais Wi-Fi. Custo (zero se estiver apenas parado sem uso) é um fator menor na minha experiência.

Dica: não se preocupe com nada que exija uma compilação personalizada e que tenha pelo menos 8MB de memória flash, 64MB de RAM, mesmo para testes experimentais. Bom para brincar com OpenWRT na primeira instalação e talvez wg de uso leve também, mas o ideal é ter 16MB de flash e 128MB de RAM para versões futuras do OpenWRT.

Para minha pequena decepção, o tamanho da instalação padrão do OpenWRT é agora 8MB ROM/64MB RAM. Decepção porque tenho acesso a centenas de dispositivos 4/32 no meu emprego que pedem por OpenWRT para resolver problemas do firmware padrão deles. (sim, sei que posso criar imagens compactas sem GUI, mas ninguém paga meu tempo por isso)

E sim, instâncias de wg no Raspberry Pi são muito populares, especialmente quando combinadas com coisas como pihole ou pacotes MQTT/Smart Home.

Você definitivamente não precisa de servidores em rack de 19" potentes com multi-processadores e bancos de RAM :slight_smile: um processador single-core de 400MHz e 64MB de RAM é uma solução viável de wg para quem usa ADSL ou VDSL mais lento em OpenWRT em muitos casos.

Não vá exagerar ou gastar seu dinheiro de cerveja. O mundo está em crise. Cerveja é um recurso vital, então use-a com sabedoria.

Obrigado pela resposta concisa.

Você também respondeu antecipadamente à minha próxima pergunta!

Obrigado pela contribuição, especialmente pelo conselho de dinheiro para cerveja.