Cliente Windows - ausência do recurso para permitir conexões LAN (elimina vários casos de uso possíveis)

EDIT: A partir de duas questões descritas, a primeira era algo diferente (e provavelmente um problema temporário). ProtonVPN permite a passagem de conexões LAN por padrão. A impossibilidade de usar um servidor DNS local deve-se à proteção contra vazamento de DNS do ProtonVPN, que garante que qualquer tráfego DNS seja roteado primeiro pelos servidores DNS deles, a menos que eles mudem isso. Veja a thread sugerida e o pedido por esse recurso feito há 3 anos! Portanto, qualquer usuário de DNS local, como PiHole ou NextDNS, está sem sorte. Aqui está o link dessa thread (fornecido por u/1401_autocoder)

https://www.reddit.com/r/ProtonVPN/comments/tona1b/another_split_tunnel_issue_dns/i2fij7t/?context=3

Tentei usar ProtonVPN e fiquei bastante surpreendido ao descobrir que o cliente Windows não possui esse recurso. Literalmente, todos os serviços de VPN que usei têm isso (e já há muitos anos) e este é um dos recursos mais básicos do cliente VPN, e até o aplicativo Android tem.

Alguém sabe por que esse recurso não está disponível? O app Android tem, então por que não o Windows?

Dois casos de uso que tenho, e que praticamente tornam o uso do ProtonVPN impossível para mim:
- Streaming sem fio de PCVR - muitos headsets VR modernos podem ser usados até sem fio = isso NÃO é possível com ProtonVPN
- PiHole ou um servidor DNS local (por exemplo, um cliente NextDNS em um roteador local, que uso nesta solução - ele separa o tráfego DNS por dispositivos, que posso auditando nos logs do NextDNS) - isto também NÃO é possível com ProtonVPN.

Ambos os casos de uso acima deveriam ter funcionado usando o recurso de Split tunneling como solução alternativa, incluindo a lista de IPs da LAN (que inclui os dispositivos necessários, o roteador local e o ponto de acesso local servindo o headset VR), e para o uso do PiHole/NextDNS, uma etapa extra definindo o IP do roteador local como servidor DNS.

Nenhuma dessas soluções funciona (para uso de DNS, a conexão com a internet funcionaria, mas o cliente revertia automaticamente para os servidores VPN do ProtonVPN), e mesmo que funcionasse, usar o recurso de Split tunneling desativa o recurso de Kill switch, o que é realmente horrível e faz do cliente VPN uma solução incompleta, propensa a vazamentos de IP a qualquer momento em que não estiver conectado ou não estiver funcionando.

Agradecemos por compartilhar seu feedback, e asseguramos que sua sugestão foi adicionada ao pedido de recurso existente para que a equipe possa priorizá-la adequadamente. Vale notar que nossa equipe prioriza pedidos de recursos com base em diversos fatores, como impacto para os usuários, demanda e outros. Tenha certeza de que levamos o feedback dos usuários muito a sério e documentamos todos os relatos e pedidos para fornecer um serviço que atenda às necessidades de todos os nossos usuários.

Conexões LAN não funcionam, não consigo usar impressoras ou algo mais local com o VPN ativado (configuração LAN ativada)

Este é um bom texto para leitura. Eu estava errado, não sei o que estava fazendo durante meus testes, mas errei na primeira hipótese de uso. Assim como você disse, está funcionando e o acesso LAN local também está funcionando, e eu ignorei completamente os sinais. Enquanto o streaming VR não funcionou para mim (pode ser porque na época eu estava trocando esses clientes, tentando várias configurações), omiti o fato de que o acesso ao meu NAS ou ao roteador local continuou funcionando, o que significa que havia acesso à LAN com ProtonVPN.

Quanto à Plataforma de Filtragem do Windows - é a primeira vez que ouço falar sobre isso. Não vejo muitos detalhes sobre essa questão, mas felizmente, não é um problema no meu caso. Usar meu roteador local como o servidor DNS nunca foi um problema com outros serviços de VPN.

E então você está certo, basicamente a outra thread se aplica à minha questão de DNS. Tenho que dizer que, sabendo que isso não está relacionado à passagem de conexão LAN, lembro que alguns serviços de VPN não permitem isso. Parcialmente, acho que outro problema é a falta de uma opção para usar DoT ou DoH, e estamos sempre obrigados a usar um endereço IPv4 apenas para um servidor DNS. E também a incapacidade de usar DNS local, e faz sentido que o motivo pelo qual não funcionou seja a proteção contra vazamento de DNS, que está sempre ativada e talvez até desativável, permitindo o uso de servidores DNS locais.

Existe alguma solução alternativa?

vote adicional por conexões LAN no Windows. Este é um recurso importante para mim e só descobri sua ausência após comprar 24 meses de VPN Plus. Isso influenciará significativamente minha decisão de renovar no final desse período se não encontrar uma solução alternativa.

Recentemente configurei o DNS local via Wireguard, conforme descrito aqui https://www.reddit.com/r/ProtonVPN/comments/1hqts86/do_not_use_vpn_for_dns/m4udl2t/. Acho que o aplicativo Proton não consegue fazer isso sozinho. O Wireguard é um pouco mais incômodo com as configurações, mas não precisa executar um aplicativo Electron 24/7.