EDIT: A partir de duas questões descritas, a primeira era algo diferente (e provavelmente um problema temporário). ProtonVPN permite a passagem de conexões LAN por padrão. A impossibilidade de usar um servidor DNS local deve-se à proteção contra vazamento de DNS do ProtonVPN, que garante que qualquer tráfego DNS seja roteado primeiro pelos servidores DNS deles, a menos que eles mudem isso. Veja a thread sugerida e o pedido por esse recurso feito há 3 anos! Portanto, qualquer usuário de DNS local, como PiHole ou NextDNS, está sem sorte. Aqui está o link dessa thread (fornecido por u/1401_autocoder)
https://www.reddit.com/r/ProtonVPN/comments/tona1b/another_split_tunnel_issue_dns/i2fij7t/?context=3
Tentei usar ProtonVPN e fiquei bastante surpreendido ao descobrir que o cliente Windows não possui esse recurso. Literalmente, todos os serviços de VPN que usei têm isso (e já há muitos anos) e este é um dos recursos mais básicos do cliente VPN, e até o aplicativo Android tem.
Alguém sabe por que esse recurso não está disponível? O app Android tem, então por que não o Windows?
Dois casos de uso que tenho, e que praticamente tornam o uso do ProtonVPN impossível para mim:
- Streaming sem fio de PCVR - muitos headsets VR modernos podem ser usados até sem fio = isso NÃO é possível com ProtonVPN
- PiHole ou um servidor DNS local (por exemplo, um cliente NextDNS em um roteador local, que uso nesta solução - ele separa o tráfego DNS por dispositivos, que posso auditando nos logs do NextDNS) - isto também NÃO é possível com ProtonVPN.
Ambos os casos de uso acima deveriam ter funcionado usando o recurso de Split tunneling como solução alternativa, incluindo a lista de IPs da LAN (que inclui os dispositivos necessários, o roteador local e o ponto de acesso local servindo o headset VR), e para o uso do PiHole/NextDNS, uma etapa extra definindo o IP do roteador local como servidor DNS.
Nenhuma dessas soluções funciona (para uso de DNS, a conexão com a internet funcionaria, mas o cliente revertia automaticamente para os servidores VPN do ProtonVPN), e mesmo que funcionasse, usar o recurso de Split tunneling desativa o recurso de Kill switch, o que é realmente horrível e faz do cliente VPN uma solução incompleta, propensa a vazamentos de IP a qualquer momento em que não estiver conectado ou não estiver funcionando.