A Avira é uma maldita malware

Nas últimas semanas, comecei a me importar mais com privacidade. Eu nunca acesso sites suspeitos, apenas os mais populares.

Tenho procurado VPNs gratuitas ou baratas, porque acho insano pagar mais de US$7/mês por uma VPN. Muitos sites populares afirmavam que a Avira tinha uma VPN “100% gratuita”. Instalei porque já tinha ouvido falar dela antes.

Instalei e uau! Um LIMITE de 500 MEGABYTES. o que é isso? 2002? Então desinstalei porque é propaganda enganosa. Algum erro estranho no desinstalador. Passei a usar um “forçador de remoção de arquivos” de terceiros para acabar com ela.

Já fazem cerca de 2 semanas, e tudo estava bem. ATÉ YESTERDAY. O Google afirma que tenho malware e não me permite fazer login. Verifiquei minhas extensões e um monte de porcarias da Avira que nunca instalei. Eles também tentaram esconder isso de mim.

Então, sim, a Avira é uma maldita malware. Aprendi da pior forma.

Sim, é uma porcaria completa e dizer isso é a única razão de eu estar neste subreddit :smiley:

Contribuindo também. A Avira é horrível.

Não sou iniciante. Comecei minha carreira em TI em 1994, construindo PCs e redes. Trabalhei em várias empresas de software, programo em 6 linguagens, e me orgulho de minha manutenção e conhecimento de computadores.

Todo ano, reflito sobre minhas opções de segurança. Decidi desinstalar o AV do ano passado, a Avira, para usar o Defender. Principalmente porque a Avira fazia meus ventiladores girarem demais.

Que piada. Uso Revo. Ele fez seu trabalho, como sempre. Depois, percebi que a Avira ainda era a provedora de AV escolhida pelo sistema. Fui procurar e encontrei várias “configurações extras”. Tentei removê-las, sem sucesso. Privilégios de administrador, sem sucesso.

Fui para o Modo Seguro sem rede, e as removi. BSOD na reinicialização. No modo seguro, recuperei os arquivos, posso rodar o Windows 11 novamente. Não posso usar nenhum AV.

Decidi passar pelo registro. Nunca tinha visto uma entrada de registro bloqueada antes.

Agora, tenho certeza que poderia resolver esse problema com mais investigação, mas sei a verdade. Estou entrando em algo que levará horas e nunca mais terei certeza de que meu sistema está seguro ou estável. Então…

É uma boa política reconstruir o sistema operacional a cada alguns anos, e estou atrasado. É isso que vou fazer. Perder meia dia de trabalho para reconstruir, quando não tive a chance de planejar corretamente.

A Avira é o vírus. Basta de horrível.