VPNsecure, revisão?

Oi, gostaria de saber se o VPNsecure é seguro de usar. Vi uma avaliação de há 2 anos dizendo que ele registra atividades. Quero saber como está agora.

“VPNSecure foi identificado diretamente em um artigo acadêmico por vazamento de IPv6 e solicitações DNS, o que expõe seus usuários à ‘vigilância em massa e agentes maliciosos’. O mesmo artigo também notou que o VPNSecure possui vários pontos de saída em ISPs residenciais. Isso sugere que usuários estão sendo usados como pontos finais em uma rede de banda larga semelhante a P2P – ou seja, a largura de banda do usuário está sendo roubada (embora o artigo não pudesse confirmar isso).” - do Lista de Aviso de VPN (em inglês)

Usei o VPNSecure por vários meses (depois de me atrair pela planilha do ThatOnePrivacyGuy) e fiquei geralmente satisfeito com o serviço. Tenho poucos problemas com conexões instáveis ou servidores caindo, o que foi minha experiência com outros serviços. Conecto principalmente através de servidores australianos, o que pode ou não ser relevante aqui (o VPNSecure é baseado na Austrália). Minha conexão de 25/5 atinge os limites ao baixar torrents e consigo assistir Netflix em 720p e transmitir faixas de alta fidelidade no Tidal sem problemas.

Comparado a alguns outros provedores de VPN, a lista de recursos é relativamente básica. Eles oferecem opções de ‘conexão segura’ e ‘desativar IPv6’ no cliente (Windows), que parecem funcionar com base nos meus testes limitados. Todas as solicitações DNS são roteadas pelo próprio serviço deles, novamente sem vazamentos nos testes que fiz. Eles têm servidores em 46 países (conforme a planilha), com a possibilidade de ofuscação de conexão em muitos deles (‘VPN stealth’).

Minha maior reclamação é a variabilidade no funcionamento de algumas opções no cliente. A opção ‘abrir ao iniciar’ não funciona no meu PC, e ‘desativar internet na desconexão’ (interruptor de emergência) às vezes funciona e às vezes não. Quando acordo meu PC do modo sleep ou hibernação, muitas vezes o cliente diz que estou conectado ao VPN, mas um simples teste prova o contrário.

Com essas observações em mente, recomendo o serviço, mas gostaria que os bugs no cliente fossem corrigidos!

(Atualização: em relação à segurança, não tenho como verificar independemente as alegações de que o serviço não registra nada, mas até agora não senti nenhuma vibração suspeita por parte deles)

Fiquei curioso, e mesmo não sendo assinante, eles disseram o seguinte quando perguntei:

Olá

A questão do IPv6 é verdadeira para o aplicativo Android em circunstâncias onde nosso DNS não é utilizado. Temos uma versão beta do aplicativo que resolveu isso e deve ser lançada na loja de aplicativos ainda hoje. O aplicativo desktop já bloqueia IPv6 e vazamentos de DNS há algum tempo.

Este segundo ponto é completamente falso e não sei de onde veio essa afirmação. Li o relatório e, pelo que percebo, talvez alguns bancos de dados de localização de IP relatem os IPs em alguns locais como residenciais, e não de um data center. Mas isso não significa que usamos redes P2P, apenas que o banco de dados de IPs foi incorretamente classificado.

Obrigado pelo aviso.

A primeira coisa que você deve fazer com qualquer site de avaliação/aviso de VPN é verificar quem eles recomendam. Se VPNs horríveis, antiéticas, pouco confiáveis e com forte marketing de afiliados, como IPVanish, estiverem na lista de ‘Melhores VPN’, desconfie de tudo o que estiver publicado. Melhor ainda, ignore completamente e faça sua própria pesquisa. Sites assim dificultam encontrar uma VPN de qualidade.

Para esclarecer, a citação exata não contém a palavra “mass”. Aqui está no contexto:

“Vazamentos de IPv6 e DNS. Observamos que 84% dos aplicativos de VPN analisados não roteiam o tráfego IPv6 pelo túnel VPN.
Além disso, 66% dos aplicativos de VPN não encaminham o tráfego DNS pelo túnel VPN, permitindo que observadores no caminho monitorem a atividade DNS do usuário. Vazamentos de IPv6 e DNS podem facilitar o monitoramento do usuário e a censura. Portanto, aplicativos de VPN como HideMyAss e VPNSecure, que afirmam fornecer segurança e anonimato, não são eficazes contra vigilância e agentes maliciosos. Vazamentos de tráfego podem ser resultado de decisões de design intencionais, falta de suporte ao IPv6 ou erros de configuração pelos desenvolvedores. Infelizmente, não conseguimos identificar a causa raiz desses artefatos.”

E posteriormente, sobre encaminhamento de tráfego peer-to-peer:

“Recebemos respostas de apenas três desenvolvedores de aplicativos que implementam encaminhamento de tráfego de usuário entre pares. VyperVPN e VPNSecure confirmaram que têm alguns de seus pontos finais em ISPs residenciais, pois podem depender de data centers de terceiros para hospedar seus serviços.”

Achamos você, usuário de Tidal!
Você é amigo ou parente do JayZ?

No aplicativo do iPhone, eles usam servidores do Google para DNS. Parece suspeito para mim…

Obrigado por isso. Aprecio a hesitação da internet em usar os produtos, mas parece que o técnico, ou quem quer que você tenha conversado, sabia do que estava falando.

No entanto, estou nervoso com a tendência do VPNSecure de anunciar onde outros VPNs mais duvidosos também estão anunciados.