VPNs / Privacidade online, Segurança & Proteção / Guia rápido

#Como posso proteger minha privacidade e segurança na internet?

• Primeiro, vá às configurações do seu telefone e verifique PERMISSÕES de cada aplicativo e desative permissões desnecessárias. Verifique todas as futuras instalações para quais permissões os aplicativos estão solicitando.

• Por favor, utilize as ferramentas mencionadas aqui como seus aplicativos/softwares/serviços diários de internet. https://www.privacytools.io/

• Usar essas ferramentas NÃO torna você automaticamente invisível ou completamente seguro. Você precisa tomar medidas para garantir que sua privacidade e segurança estejam intactas.

#Quais são os passos rápidos que posso seguir para tornar minha presença online segura?

• Ative a autenticação de 2 fatores em todos os lugares que puder. Use aplicativos autenticadores / autenticação por email sempre que possível. A autenticação por SMS pode ser facilmente comprometida.

• Verifique se seu email/senha foi exposto/vazado https://haveibeenpwned.com/

• Use senhas fortes / Não reutilize as mesmas senhas

• NÃO clique em links aleatórios de fontes ou pessoas desconhecidas.
  • Crie um email secundário que possa usar para registrar serviços usando um nome fictício.
  • Use bloqueadores de anúncios no desktop e no telefone.

Use um aplicativo gerenciador de senhas. iOS / Android / Google Chrome / Firefox têm gerenciadores de senhas embutidos. Use-os.

https://bitwarden.com/ é GRATUITO e ótimo.

#Que passos posso seguir para melhorar minha privacidade e segurança online?

Estou fornecendo os links dos artigos porque de outro modo haveria texto demais aqui.

https://www.pcmag.com/how-to/12-simple-things-you-can-do-to-be-more-secure-online

#O QUE É UM VPN?

VPN significa “Virtual Private Network” — uma serviço que protege sua conexão de internet e sua privacidade online. VPNs criam um túnel criptografado para seus dados, protegem sua identidade online escondendo seu endereço IP, e permitem que você use hotspots Wi-Fi públicos com segurança.

https://nordvpn.com/what-is-a-vpn/

#Por que preciso de um VPN no Paquistão?

• Porque as autoridades bloqueiam o acesso à internet regularmente.

• Porque você precisa de acesso seguro e privado à internet.

• Porque você pode assistir Netflix EUA/Reino Unido com VPN.

#O VPN pode esconder a localização GPS do meu celular? Se eu ativar o VPN, minha localização física também ficará escondida?

• NÃO! O VPN não esconderá sua localização GPS física. Desde que haja um chip GSM/SIM dentro do seu telefone,

OU se você estiver conectado a um dispositivo de banda larga móvel (MBB), sua localização física PODE ser rastreada facilmente.

• Mesmo usando Wi-Fi público, seu telefone e localização PODEM ser rastreados.

• Existem aplicativos que falsificam a localização GPS; eles funcionam apenas internamente e falsificam a localização para os aplicativos do seu telefone, NÃO podendo alterar sua localização física.

• Exemplo: Você está no aeroporto de Karachi e falsifica sua localização para Lahore. A falsificação de GPS mostrará Lahore como sua localização, mas sua localização física [que pode ser rastreada] continuará sendo Karachi para sua operadora de rede / quem estiver capturando dados do telefone no aeroporto.

• A falsificação de GPS não é necessária em computadores de mesa / dispositivos sem chip GSM/SIM. PCs / Laptops podem ser rastreados por IP / conexão / usando Wi-Fi público.

#Devo usar VPN GRATUITO?

Um VPN gratuito no celular provavelmente é um serviço proxy que NÃO é seguro e todas suas informações podem ser rastreadas / expostas.

No desktop, verifique as configurações do aplicativo para entender quais protocolos estão disponíveis e se o aplicativo gratuito está se conectando via proxy ou protocolo.

#O que é um protocolo VPN e por que é importante? Qual protocolo devo escolher?

Um protocolo VPN é um conjunto de regras que determina como os dados são criptografados e o tráfego online se move entre um dispositivo e um servidor VPN. Os provedores de VPN usam esses protocolos para fornecer conexões estáveis e seguras para seus usuários. Geralmente, cada protocolo foca em uma combinação específica de recursos, como compatibilidade e alta velocidade ou criptografia robusta e estabilidade da rede.

https://nordvpn.com/blog/protocols/

#Qual é a diferença entre VPN, Proxy e DNS changer?

Servidor Proxy / Apps Proxy [99% dos aplicativos VPN gratuitos no celular / 100% das extensões de navegador]

• Dará acesso / desbloqueará sites para você

• NÃO há privacidade / segurança

• Pode ser rastreado facilmente

Smart DNS / DNS Changer [1.1.1.1 / Cloudflare etc]

• Dará acesso / desbloqueará sites para você

• NÃO há privacidade / segurança

• Pode ser rastreado facilmente

VPNs

• escondem seu endereço IP

• possuem privacidade e segurança

• Não podem ser rastreados facilmente.

#Como usar corretamente um VPN no desktop / celular?

• Instale um navegador secundário, de preferência Firefox / Librewolf / Brave

• Use VPN somente nesse navegador secundário. [A maioria dos VPNs oferece recurso para usar VPN em aplicativos/softwares selecionados]

• Isso ajudará a ocultar sua impressão digital do navegador e você pode fazer suas atividades normais no navegador principal.

• No celular, instale o VPN, selecione os aplicativos que deseja proteger com VPN e use esses aplicativos apenas após a conexão VPN estar ativa. [Outros aplicativos no seu telefone não serão afetados pela conexão VPN] Isso é importante porque aplicativos como aplicativos bancários podem não funcionar corretamente sobre conexão VPN.

#O governo pode me encontrar mesmo se eu usar VPN?

Resposta curta: SIM, o governo pode te encontrar se realmente quiser. Então, não faça besteira que possa te colocar em problemas. Não faça coisas ilegais.

Porém, eles não irão atrás de você por postar coisas na internet ou assistir Netflix.

PARTE 1: TÉCNICA

DPI ou Deep Packet Inspection é uma tecnologia usada para detectar usuários de VPN e rastreá-los. No entanto, as principais empresas de VPN têm múltiplas tecnologias que dificultam bastante o DPI. Tecnologias como protocolos stealth, servidores ofuscados etc.

Mas, identificar uma pessoa com DPI exige muito esforço. DPI pode separar IPs / servidores de VPN, mas é como procurar uma agulha em um palheiro gigante. E mesmo assim, os dados obtidos serão inúteis porque nenhuma empresa de VPN fornecerá informações ao governo.

Então, o que o governo faz nesse momento?

Bloqueia os servidores de VPN, lmao

Exatamente o que acontece na China / Arábia Saudita / Emirados Árabes / Irã, etc.

https://limevpn.com/how-to-hide-your-vpn-from-dpi/

PARTE 2: LEGAL

A maioria das empresas de VPN está registrada na UE / América do Norte. Não são legalmente obrigadas a fornecer dados a ninguém, a menos que o governo do país onde operam solicite essas informações.

Nenhuma empresa de VPN está registrada no Paquistão porque vender e distribuir VPN é ilegal lá. Essa é a razão pela qual o governo pediu que as pessoas registrassem seus VPNs, pois não possuem dados, lmao.

Recentemente, o governo indiano pediu às principais empresas de VPN que fornecessem dados de usuários ao governo, e essas empresas encerraram seus servidores na Índia e se recusaram a colaborar.

https://nordvpn.com/blog/how-nordvpn-protects-the-privacy-of-its-customers/

#Meu VPN não está funcionando, o que faço?

SOLUÇÕES COMUNS

• Certifique-se de estar usando a versão mais recente. Todas as principais empresas de VPN lançam atualizações regionais/micro para resolver problemas.

• Verifique se pode alterar protocolos. [TCP / UDP / WIREGUARD / STEALTH / IPSEC / L2TP, PPTP, SSTP] Qualquer que seja, mude e teste.

• NO ENTANTO, trocar protocolos rapidamente e estabelecer conexões novas não funciona. Dê um intervalo de pelo menos 1 minuto entre trocar o protocolo e estabelecer uma nova conexão. O seu dispositivo/Windows/iOS precisa de tempo para se reajustar. [Desconectar e reconectar]. O desempenho do seu dispositivo e velocidade da internet também influenciam.

• Tente um servidor de outro país

• Se tudo isso falhar, use um proxy de navegador, há opções gratuitas.

• Proxy / DNS Changers são gratuitos e também funcionam.

Lembre-se, PROXY / DNS changer te dá acesso a websites, mas NÃO são tão seguros ou privados quanto um VPN.

Aspectos técnicos

• Desative Firewall / Antivírus

• Verifique Configurações do VPN

• Entre em contato com seu provedor de VPN e explique o problema.

VPN NÃO GARANTE ANONIMATO / NENHUM VPN É 100% SEGURO

https://nordvpn.com/blog/what-anonymous-vpn-mean/

#TOR

Isso NÃO inclui TOR porque TOR tem alguns problemas, especialmente no Paquistão, e não recomendo.

#Por que alguns VPNs funcionam e outros não?
Várias razões

• As páginas de login/servidores/serviços dos VPNs mais famosos ficam bloqueadas, resultando na não funcionalidade temporária.
  • MUITOS provedores de VPN têm suas informações de servidores disponíveis publicamente, facilitando o bloqueio.
  • O governo provavelmente escaneia conexões de todos os VPNs e começa a bloquear cada IP/DOMÍNIO obtido, através de máquinas que rastreiam todos os servidores em minutos ou horas, listando-os na blackliste.

Exemplo: o governo compra XVPN. eles conectam XVPN, verificam o IP ao qual se conectaram após a conexão, bloqueiam. Repetem para cada conexão em todos os países/protocolos. BANIMENTO MASSIVO de servidores/IPs.

ou, em uma escala ainda maior, pegam IPs, obtêm o ipinfo deles, bloqueiam toda a faixa de IPs de uma vez. Então, se um servidor tinha 200 IPs, tudo é bloqueado em um segundo.