VPN Windows ou SonicWall?

Estou no processo de substituir nossos SonicWalls e considerando mover nossa conexão VPN existente do Windows VPN para esses novos dispositivos.

Desde que minha empresa passou a trabalhar remotamente como padrão durante o lockdown, percebemos que o Windows VPN pode ter dificuldades com o tráfego durante horários de pico e as velocidades de conexão são muito lentas (frequentemente o download fica em cerca de 0,5-2mbs enquanto usando o VPN)

Qual é o consenso geral sobre o VPN SonicWall em comparação com o Windows? Ele oferece melhorias em segurança e velocidade que justifiquem os custos de tempo e licenças? Ou acabarei perdendo tempo e energia configurando isso apenas para ainda ser limitado pelo fato de estarmos conectando via VPN.

Pessoalmente, não gosto do SonicWall e da forma como a configuração funciona nele. Se você estiver procurando apenas por um gateway VPN, confira o OpenVPN. Se estiver procurando por um dispositivo UTM/NextGen, olhe para fornecedores como Watchguard e Palo Alto.

Sonicewall Netextender está nos servindo bem.

Instalei um SonicWall no trabalho e foi só problemas quando mais de algumas pessoas estavam conectadas (quedas na conexão/conexões lentas).

Instalei o appliance virtual gratuito Veeam PN e agora tenho mais de 100 usuários usando diariamente sem problemas algum!

Minha dica é evitar SonicWall.

A resposta dependeria do dimensionamento. Obviamente, ter o VPN terminando no firewall significa que você não está expondo outro serviço ao mundo aberto. Se isso for importante.

Além disso, segregar o tráfego é fácil no SonicWall. Se você gosta do Netextender…

Você está atualizando SonicWall para SonicWall?

Criei um servidor RAS local e usei o VPN do Windows 10. Depois, mudei tudo para a nuvem e não precisei mais de VPN.

Se velocidade for sua preocupação, o cliente Netextender é bem lento, só é bom para RDP, eu diria. Ainda não tive o prazer de experimentar o Global VPN, que ouço dizer que é mais rápido com SonicWall.

O VPN SonicWall funciona bem para nós. Temos cerca de 50 usuários trabalhando de casa agora, sem problemas de velocidade. O único problema de não usar o Netextender foi uma questão de registro DNS.

Tive mais de 40 pessoas conectadas a um NSA 2650 em horários de pico sem problemas. O maior problema acabou sendo o cliente VPN, Windows, e os chipsets WiFi que não funcionaram bem juntos. Descobri que desabilitar o RSC no cliente resolveu o problema de velocidade. A SonicWall lançou recentemente a versão 4.10.4 que resolve esse problema de velocidade.

Mesmo. Funciona simplesmente.

Estou usando o Global VPN ao invés do Netextender para os funcionários utilizarem em dias de trabalho remoto.

Também configurei uma VPN site-a-site para um escritório satélite. Ambos têm funcionado bem por anos.

Você está fazendo backup do seu ambiente 365? Pergunto porque vejo as pessoas negligenciando essa etapa cada vez mais.

O Global VPN é muito mais rápido que o Netextender, mas ainda assim é devagar comparado a uma site-a-site. O GVPN não é rápido o suficiente para mim para transferir arquivos grandes ou acessar bancos de dados grandes, então ainda limito o tráfego do Global VPN a RDP.

Concordo. Nós (MSP) usamos isso desde que o SSLVPN não apresenta problemas na casa dos usuários como o IPSEC pode. Muito confiável.

Sim, Veeam para 365!