VPN não parece estar funcionando... ou estou fazendo errado

Estou viajando a trabalho, e tenho um Slate AXT-1800 que estou usando para WiFi. O hotel tem um cabo Ethernet ao qual estou conectado. A conectividade está ótima, mas tentei ontem à noite assistir F1 e o vídeo estava com bloqueio geográfico. Liguei o Express VPN no meu iPad e o vídeo foi reproduzido. Isso me leva a acreditar que o VPN do roteador não está funcionando. O que posso fazer para tentar corrigir esse problema? Estou procurando informações online, mas se alguém já lidou com isso antes, agradeço a ajuda.

Obrigado.

Você também precisa alterar as configurações de DNS.

Tive um problema muito parecido, mas descobri que era um servidor específico (mullvad) que estava com defeito. Você tentou trocar de servidores VPN?

Acabei criando meu próprio VPS remoto e fazendo login nele. O serviço que estava tentando enganar sabia todos os endereços (ProtonPN) que tentei. Fiz até uma redefinição completa no roteador, configurei com um cabo de rede e nunca conectei a nada além daquele VPS. Anos depois, tudo ainda funciona.

O meu está em uma gota Digital Ocean nos EUA, porque era o que eu precisava. Mas você provavelmente pode configurar um servidor em casa e usá-lo de graça, se tudo o que você fizer for assistir seu conteúdo doméstico enquanto viaja.

Se você verificar o myip.com, ele mostra o IP correto do VPN?

É possível que o site saiba sua localização via geolocalização WiFi no computador que você está usando. A menos que você tenha desativado o WiFi e esteja usando uma conexão Ethernet na porta LAN do seu roteador.

Fiz isso, reiniciei o roteador, mas ainda assim o vídeo está com bloqueio geográfico.

Ainda não, mas vou pegar alguns perfis a mais e testá-los.

Quando verificado no myip.com, todos os meus dispositivos mostram o mesmo IP (98.159.33.XX). O site também diz que o país é os EUA. O roteador mostra que meus dispositivos estão com o IP 192.168.8.XX.

Se eles permitissem o “usar localização” no navegador (ou permitissem para permissões do Widevine). Caso contrário, não há como um site ver escaneamentos SSID em um dispositivo pessoal.

OP - você já tentou usar uma janela de navegação privada para garantir que sua localização não esteja apenas armazenada em um cookie anterior?

Estou usando DHCP, e esses endereços parecem ser fixos. Esse é o meu problema?

Claro que é o que estou sugerindo.

Verifiquei meu navegador e o app (app da F1) quanto ao compartilhamento de localização. Está desligado para o navegador, e o app não tinha opção para ativar. O app tinha opções para detectar rede e dispositivos BT. Desliguei essas opções. Isso não resolveu o problema. Mas, então, notei a indicação de VPN no canto superior direito do meu iPad. Desliguei, sem mudança. Liguei novamente, e agora as reprises da corrida não estão com bloqueio geográfico.

Também baixei vários arquivos de VPN abertos do Express VPN e os instalei no roteador. Mudei de VPN de Seattle para uma de Albuquerque, e parece ser mais rápido. O vídeo começa a rodar imediatamente e fica muito bom. O servidor de Seattle demorou para o vídeo se estabilizar. Fiz isso antes de notar a indicação de VPN, e isso não resolveu os vídeos com bloqueio geográfico. Ainda assim, feliz com o desempenho atual do VPN.

Editar: vou tentar uma sessão de navegação privada e aviso.

Não tenho certeza se estou entendendo. Se o roteador estiver fazendo seu papel como cliente VPN, então os dispositivos conectados, como o iPad, não deveriam precisar de qualquer cliente ou aplicativo de VPN. Eles simplesmente se conectam ao WiFi do roteador e “aparecem” vindo do servidor VPN no roteador. Não deveria haver um indicador no iPad de que você está usando VPN.

Parece que você está usando um cliente de software VPN no dispositivo, em vez de no roteador de viagem.

Fiz mais algumas investigações, e acho que o desenvolvedor do aplicativo fez algo para identificar as VPNs que tentam se conectar. Tenho dois telefones e meu iPad conectados ao roteador. Todos mostram que estão conectados a um IP dos EUA (para o iPad, com o cliente de dispositivo ativado ou desativado). Tudo funciona como eu quero, exceto pelo app da F1.

Se você não estiver executando nenhum cliente de VPN nos seus dispositivos e o app da F1 não tiver permissões de localização ou rede, então não há como o aplicativo saber que você está usando um proxy via roteador de viagem.

Ou algo está errado com a configuração do roteador de viagem, ou, mais provavelmente, o app sabe que você está usando um serviço VPN comercial.

Qualquer aplicativo ou site que você conecta pode facilmente ver quando você está usando um serviço VPN comercial como Express, Nord ou outro, simplesmente com base no IP do servidor VPN do qual você está se conectando. Se você quiser um VPN “discreto”, então precisa usar um roteador VPN localizado atrás do IP residencial do país de onde deseja parecer estar, ou pelo menos usar um servidor VPN pessoal na nuvem.