VPN Moonlight/Sunshine

Como posso configurar o Sunshine, o roteador e o Moonlight para que eu não precise fazer encaminhamento de portas? Ouvi dizer que isso deve ser feito via VPN. Se for, alguém pode escrever um guia para mim porque tenho uma VPN.

Obrigado!

Experimente o Zerotier ou Tailscale. Ambos são redes virtuais :slight_smile: e funcionam muito bem :slight_smile:

Recomendo o Tailscale, acho mais fácil de usar, especialmente para configurar no meu Steam Deck.

Tenho todos os meus dispositivos na Nord Meshnet. Isso basicamente coloca todos os meus dispositivos conectados na mesma LAN, então não preciso fazer encaminhamento de portas. Pode ser instável às vezes. Estava de férias a 1932 km de distância e a Meshnet caía de vez em quando. Tive que ligar para um familiar na casa para conectar teclado e monitor e fazer a troca manualmente, e funcionou. O que fiz para mitigar isso foi configurar um Raspberry Pi que faz wake on LAN via SSH para mim quando necessário. Configurei uma tarefa cron para ativar e desativar a Meshnet a cada hora. Muitas vezes, configurei uma tarefa agendada no servidor de jogos para acordá-lo a cada hora por 10 minutos, para tentar manter tudo ativo. Funciona muito melhor. Como uma última tentativa, habilitei RDP no servidor e uso um cliente RDP no Linux, chamado Remmina ou algo assim, para quando a Meshnet cair, desde que o RPi ainda esteja ligado, eu consiga me conectar por RDP ao PC e ativar a Meshnet, que volta ao normal. Não é totalmente à prova de falhas, mas me salvou de incomodar pessoas em casa.

Fico à vontade para correções, mas acho que vai funcionar pela WAN assim que você emparelhar o dispositivo - pelo menos foi assim para mim.

+1 Tailscale, sempre que possível uso IPv6 para me conectar diretamente ao meu computador, mas se a Wi-Fi que estou usando não tiver IPv6, uso Tailscale no IPv4 porque tenho CGNAT. Basta criar uma conta no site, baixar para ambos os dispositivos (servidor e clientes), fazer login e configurar uma rede com os passos guiados do site, usando o endereço IP do seu servidor (mostrado no site do Tailscale) no Moonlight, e pronto. Se quiser se conectar a qualquer dispositivo na sua LAN, recomendo configurar um roteador de sub-rede também, é muito fácil e permite conectar a TODOS os dispositivos na sua LAN usando o IP da LAN em vez do IP do Tailscale, muito útil para solucionar problemas de roteador ou fazer login em outros servidores na sua LAN (como Plex). Note que você precisa de uma velocidade de upload muito boa.

Vim aqui para dizer isso… funciona muito bem… Eu também tenho Ubiquiti em casa, então uso WiFi e o recurso teleport deles… mas o Zerotier também funcionou perfeitamente.

Sou uma pessoa não muito inteligente, então vocês conhecem um guia para configurar o Tailscale (etc)?