Com o Tor Browser, posso me conectar de “forma segura” à Internet e ao mesmo tempo receber (POP) e enviar (SMTP) e-mails com meu cliente de email Thunderbird. Parece que isso não ocorre quando o ProtonVPN está iniciado/conectado.
Para mim, essa é uma grande deficiência do VPN.
Além do trabalho normal com e-mails, um cenário “ruim” típico seria quando um site envia um e-mail com um código de verificação. Como não posso baixar meus e-mails enquanto estou no VPN… não poderei obter o código (a não ser que tenha um segundo computador sem VPN). E aí, o que fazer?
Pergunta ao ProtonVPN: há soluções que não envolvem alterar configurações básicas, o que torna o uso do Thunderbird “menos do que ideal” quando não estou no VPN? Uso o VPN ligado/desligado apenas. Existem servidores e/ou portas listados em brancos para POP e/ou SMTP?
Pergunta para todos: qual é a sua experiência ao usar VPN em combinação com POP-SMTP?
Nota: faço download/envio de e-mails via três servidores de e-mail, tanto para uso pessoal quanto profissional, para armazenamento offline e trabalho offline. Para mim, webmail não é viável, exceto em situações especiais como e-mails seguros via ProtonMail.
Em qual sistema operacional você está?
Você usa o cliente OpenVPN ou, se estiver no Windows, o Cliente nativo ProtonVPN para Windows?
Tente usar TCP em vez de UDP. TCP é mais confiável.
Isso acontece em apenas um servidor ou em diferentes servidores/países também?
Conectado ao VPN.
Posso enviar e receber e-mails com Thunderbird e cliente Apple Mail, para e de iCloud, Gmail e meus próprios servidores. Também testei usando Tor e e-mail iCloud, sem problemas.
Uso Windows 7-32bit. Quanto ao OpenVPN, qualquer cliente que foi instalado pelo ProtonVPN durante (ou antes) da configuração (TAP-Windows 9.21.2), é esse que uso. UDP é o que o ProtonVPN recomenda. Mudei para TCP e não consegui me conectar aos EUA via Secure Core (tempo esgotado). Conectar diretamente funcionou, no entanto, o problema com POP-SMTP não mudou, pelo que posso ver. Acontece com 3 servidores diferentes em países diferentes (2xNA e 1xEU).
Postscript: usando TCP, tentei conectar via Secure Core na Alemanha e França também. Ambos tiveram timeout sem conexão. Então, não deu certo. Voltei para UDP por enquanto.
Você usa POP-SMTP com Thunderbird e, se sim, com quais portas?
Estranho. Normalmente deveria funcionar bem, pois um VPN não restringe portas. Sugiro entrar em contato com o Suporte ProtonVPN