VPN Citrix: Meu empregador pode monitorar quanto tempo passo trocando para minha área de trabalho pessoal?

Trabalho de casa e uso minha máquina pessoal para acessar via VPN os sistemas da empresa. Eles usam Citrix. Até agora, eu conseguia usar o atalho Shift+F2 para trocar para minha área de trabalho pessoal (emails pessoais como Gmail, etc., estão bloqueados).

Hoje, eles atualizaram o Citrix para desabilitar o Shift+F2, e criaram uma barra de ferramentas no topo com um botão para mudar para a área de trabalho pessoal. Minhas perguntas são:

1. Por que eles desabilitariam o Shift+F2? É para permitir que eles monitorem se os funcionários estão trocando para áreas de trabalho pessoais?

2. Eles podem monitorar com que frequência e por quanto tempo alguém troca para a área de trabalho pessoal?

Minha empresa não é um empregador particularmente opressivo, e não faz muita microgestão do trabalho remoto. No entanto, eles são o último bastião na indústria para o trabalho remoto, todos os outros concorrentes exigiram o retorno ao trabalho pelo menos 30% do tempo. Houve rumores no passado sobre trabalho obrigatório no escritório, mas isso morreu, só que eu sei que monitoram o uso do cartão de acesso no escritório para ver com que frequência as pessoas estão indo ao escritório.

Eu uso Citrix, mas ao invés de usar a tela cheia, deixo como uma janela para poder ainda usar o Firefox, o player de vídeo e outras abas pessoais sem precisar mudar nada. Geralmente, faço ela grande o suficiente para preencher toda a tela como uma janela, mas mantém minha barra de tarefas visível.

Eles podem ver atividade, não sei. Minha empresa usa Skype, que mostra ativo/inativo, mas não conheço ninguém com tempo suficiente para acompanhar esse tipo de coisa.

Se você estiver fazendo coisas básicas, por que não usar um iPad ou Chromebook na sua mesa?