VPN bom no Debian?

Olá a todos,

Estou procurando um bom VPN no Debian. O que quero dizer é uma empresa de VPN que forneça uma GUI (preferencialmente) ou um CLI. Atualmente estou usando Cyberghost, mas a única maneira de me conectar a ela é usar OpenVPN, o que limita bastante suas funcionalidades. O Cyberghost fornece um pacote deb, mas só funciona no Ubuntu (ou Debian instável, acho).

Alguma recomendação?

Espero que a maioria, se não todos, os provedores de VPN usem OpenVPN ou WireGuard por baixo dos panos, ambos amplamente suportados pelo Debian e pelo Linux em geral.

Isso significa que você não precisa depender do seu provedor de VPN para te dar uma GUI, você pode apenas usar o plugin do NetworkManager disponível através do APT.

“… Openvpn que limita bastante suas funcionalidades”. O que você quer dizer com essa citação? OpenVPN é uma das soluções de VPN mais usadas no mundo Linux e não consigo imaginar que tipo de restrições você quer dizer.

Firefox. É a minha forma de contribuir com alguns dólares para eles

Uso Mullvad e tenho ficado muito feliz com eles.

Uma coisa, porém - Mullvad não mantém registros e não pede informações pessoais; a única coisa que te liga à Mullvad é seu método de pagamento. Eles até aceitam dinheiro, PayPal, criptomoedas e outros métodos de pagamento.

Se você estiver interessado em encaminhamento de portas, eles só fazem isso nas contas mensais - então eu pago 5 euros todo mês :slight_smile:

Que tipo de VPN? Temos uma plataforma VPN baseada em WireGuard com um cliente GUI chamado Netmaker, que talvez seja mais do que você procura, mas roda no Debian: GitHub - gravitl/netmaker: Netmaker makes networks with WireGuard. Netmaker automates fast, secure, and distributed virtual networks.

Eu NÃO recomendaria Nord. O cliente Linux deles é no máximo meia-boca. Apenas CLI, problemas estranhos, sem tunelamento dividido sem muita fiddle (e usando OpenVPN).

Muitos softwares de VPN e coisas listadas aqui. VPN - "PTTLink Wiki"

Você precisará montar o seu próprio, mas com um VPS barato em algum lugar, é bem fácil de fazer.

OpenVPN e Wireguard têm scripts de instalação “road warrior”. Informações sobre download e uso listadas nesta página wiki.

Eu uso Windscribe principalmente para assistir conteúdo relacionado a Motorsport em um site suíço (que, como você deve adivinhar, não está disponível fora da Suíça, e aliás é principalmente F1). Há um plano gratuito, e é apenas ok. Se for seu caso de uso (assistir conteúdo restrito por geo-localização), então eu recomendaria, caso contrário, não.

Como muitos outros comentários disseram: Mullvad.

Isso. Mullvad também tem um bom app GUI, se necessário.

Eu uso Proton no Debian 11 stable e funciona bem.

Arquivos de configuração do Cyberghost precisam ser adaptados para a versão do OpenVPN do Debian 11. Não funciona apenas baixando os arquivos, isso complica a possibilidade de trocar de servidores (no meu nível de conhecimento). Então, estou procurando soluções de OpenVPN, WireGuard ou GUI confiáveis.

Sim, acabou de ter uma GUI para Linux e é bem barato em comparação com os outros. Também tem um excelente histórico de privacidade até agora. Não sei se continuará correspondendo às expectativas porque é bastante comercializado.