Como meu título indica, estou pesquisando o aparato de programas Proton. Alguém teria alguma visão ou opinião sobre ProtonVPN? Li que as pessoas adoram ProtonMail, Drive e Pass, mas dizem “não usar ProtonVPN”; e nunca entendi por que confiar em tudo, menos em uma coisa assim. É como não usar Google Search, mas usar YouTube, Maps e Gmail… Acho contraproducente usar serviços diferentes, mas estou aberto a ouvir opiniões sobre por que alguém faria isso, se for o caso.
Coisas gerais que quero saber: É seguro? É tão bom quanto? Meus dados estão seguros? (Não, não uso e-mail de recuperação)
Não faço ideia de quem você está se referindo quando menciona “pessoas recomendando não usar Proton VPN”. É um dos melhores, mais respeitados serviços por aí, objetivamente falando.
Também você está perguntando em uma comunidade Proton se é bom. Não tenho certeza que tipo de resposta ou informação você busca?
A versão paga do Proton funciona com velocidades semelhantes às VPNs que afirmam ser mais rápidas. E é uma das poucas VPNs que realmente levam a privacidade e a anti-censura a sério (Mullvad sendo a outra notável).
Sites de análise que dão avaliações baixas ao Proton e Mullvad geralmente são pagos para jogar. Os que não pagam ou não atualizam suas avaliações ou ainda classificam VPNs objetivamente piores de forma mais baixa. Se um site afirma que Nord é mais barato que Proton (apesar do Nord ser mais caro), você sabe que há algo estranho.
O ângulo anti-censura certamente atrairia alguma irritação. Eu imagino que Putin, Xi e Khamenei dariam uma classificação 0 estrelas ao Proton.
Proton é pelo menos tão confiável quanto qualquer outro provedor. Meu único problema é este, e por isso decidi usar outro provedor para navegação e manter o Proton para torrents.
Você não pode usar split tunneling com o kill switch ativado. Isso significa que, se você quiser jogar um jogo que não permite VPN, corre o risco de vazar seu IP no navegador que está aberto em outro monitor. Com alguns outros provedores, você pode usar o kill switch ao mesmo tempo que split tunneling. Outra maneira que outros provedores combatem isso é usando um proxy socks ligado ao navegador, o que evita vazamentos (entre outros benefícios), embora o Proton tenha dado uma razão totalmente sem sentido para nunca implementar esse recurso. Então, sim, eu diria que o Proton é ótimo, desde que você não precise de split tunneling. Uso o email e o gerenciador de senhas também e gosto deles.
Eu o uso. Funciona bem. Percebo que alguns sites às vezes bloqueiam alguns nós VPN. Também noto problemas estranhos com DNS no meu servidor doméstico, mas não acredito que seja culpa do Proton. Provavelmente meu site foi sinalizado como algo suspeito.
A única funcionalidade que eles não têm, mas eu gostaria que tivesse, seria uma conexão automática ao VPN em certas redes Wi-Fi. Eu realmente uso VPN apenas em duas redes Wi-Fi (trabalho). Caso contrário, está desligado.
Tenho migrado lentamente para todos os serviços da Proton, incluindo o e-mail, pois o Gmail tem me incomodado ultimamente.
Eu uso todos os seus serviços e a VPN é ótima. Esteticamente agradável, muitas opções de protocolos, boa velocidade e altamente segura e confiável. A VPN também oferece bloqueio de anúncios, malware e rastreadores, o que funciona muito bem. A VPN também oferece Secure Core, que usa seus servidores mais seguros. Tanto que é a única ferramenta de email e VPN que jornalistas confiam ao reportar em países hostis aos jornalistas. Espero que essas informações te ajudem a decidir.
Proton VPN é a única VPN gratuita altamente avaliada pelo CNET. A versão gratuita do Proton VPN funciona melhor que alguns serviços pagos. Estou positivamente surpreso como usuário gratuito. Não uso mais nada do Proton. Por que não experimentar a versão gratuita e ver se funciona para você? Sem riscos.
Proton possui uma funcionalidade colossalmente idiota chamada kill switch, que impede você de conectar, esteja ela ativada ou desativada. Comprei minha assinatura e já cancelei, é muito irritante.
É constantemente lento. Conecta-se sempre a servidores do outro lado do país, em vez de os mais próximos ou os que estão na minha cidade/estado, quando estes são mais rápidos. É lento ao ligar no PC. Poderia fazer uma lista longa, como a própria. Na verdade, reiniciei meu PC várias vezes para testar se os problemas persistem após uma nova instalação, com apenas o ProtonVPN instalado. Não estou dizendo que acontece com todos, mas acontece comigo no PC, iOS e Android. Cada aplicativo Proton apresentou problemas. E contactar o suporte é quase inútil. E-mails após e-mails, eventualmente uma desculpa boba e promessa de que uma solução virá, que na prática não resolve o problema e muitas vezes introduz outros.
Sobre o caso ao qual você se refere, envolve Proton Mail, não Proton VPN. Proton Mail é um serviço de comunicação, e esses serviços são regulados, até certo ponto, em todos os países. VPN não é classificado como uma ferramenta de comunicação na Suíça — assim, Proton VPN não registra IPs e não há leis suíças que nos forcem a fazê-lo. Proton VPN não compartilhou dados com autoridades, porque não possui nenhum: https://protonvpn.com/blog/transparency-report