Atualmente moro em uma residência estudantil e a maneira online de obter internet aqui é conectando o cabo Ethernet ao meu laptop, estabelecendo uma conexão VPN (pptp) com meus dados de acesso e, assim, posso compartilhar a internet com meu telefone, que também precisa estar conectado à mesma VPN.
É possível usar um ESP8266 ou algo semelhante para conectar-se via VPN à internet e depois compartilhar como uma rede “normal”, como um roteador faz? Talvez como um ponto de acesso?
Um ESP8266 não tem potência suficiente para criptografar ou descriptografar quase nenhuma largura de banda.
Se você quer uma solução portátil de “VPN”, pegue um Raspberry Pi e execute “PIVPN”, que inclui uma configuração com um clique para openVPN ou wireguard. Ambos são MUITO mais seguros.
Acho que “outra coisa” é a melhor escolha. Os ESPs não são poderosos o suficiente para rotearem todo o tráfego com toda a criptografia e tudo mais. Tenho um pequeno roteador dessa empresa https://www.gl-inet.com/ Esses roteadores rodam OpenWRT e suportam diversos tipos de VPN. Sugiro usar um desses.
Atenção, você terá dificuldades para rodar qualquer coisa no ESP. Tenho um gateway wireguard em um Pi Zero, e ele atinge no máximo 22 Mbps. Vou evitar openvpn, pois é “mais pesado” no CPU e um possível gargalo.
Acho que peguei um GL-MT300N-V2 por cerca de 20€, mas qualquer um dos roteadores pequenos que eles vendem funciona. Não compre o USB, ele não tem Ethernet.
Provavelmente há outras marcas vendendo roteadores com OpenWRT, mas não conheço.
Também pode comprar um roteador usado que rode OpenWRT.
RB941-2nD custa US$22 de lista e funciona, mas não é muito potente.
RBmAP2nD custa US$45 de lista e é um roteador VPN legal, além de Ethernet para clientes cabeados.
Prefiro o RB750Gr3 por US$60 porque é potente, e depois adiciono um AP barato pelo eBay.
Se realmente precisar de algo mais barato, considere um Raspberry Pi com Ethernet e configure o pptp-linux como cliente e talvez instale o pacote raspAP.