Usando um ESP8266 (ou outro) como um "Roteador" PPTP VPN

Oi,

Atualmente moro em uma residência estudantil e a maneira online de obter internet aqui é conectando o cabo Ethernet ao meu laptop, estabelecendo uma conexão VPN (pptp) com meus dados de acesso e, assim, posso compartilhar a internet com meu telefone, que também precisa estar conectado à mesma VPN.

É possível usar um ESP8266 ou algo semelhante para conectar-se via VPN à internet e depois compartilhar como uma rede “normal”, como um roteador faz? Talvez como um ponto de acesso?

Quais são as opções? Algumas sugestões?

1. PPTP é horrível e inseguro. Não utilize.
  2. Um ESP8266 não tem potência suficiente para criptografar ou descriptografar quase nenhuma largura de banda.

Se você quer uma solução portátil de “VPN”, pegue um Raspberry Pi e execute “PIVPN”, que inclui uma configuração com um clique para openVPN ou wireguard. Ambos são MUITO mais seguros.

Acho que “outra coisa” é a melhor escolha. Os ESPs não são poderosos o suficiente para rotearem todo o tráfego com toda a criptografia e tudo mais. Tenho um pequeno roteador dessa empresa https://www.gl-inet.com/ Esses roteadores rodam OpenWRT e suportam diversos tipos de VPN. Sugiro usar um desses.

Um roteador rodando OpenWRT é definitivamente o caminho.

Roteador Mikrotik é o que você precisa.

Parece que você deveria pegar o roteador mais barato que suporte openwrt. Deve suportar pptp.

Atenção, você terá dificuldades para rodar qualquer coisa no ESP. Tenho um gateway wireguard em um Pi Zero, e ele atinge no máximo 22 Mbps. Vou evitar openvpn, pois é “mais pesado” no CPU e um possível gargalo.

Sim, já sei que PPTP é ruim, mas a organização aqui ainda usa PPTP, mesmo sendo de 2005.

Seria possível conectar ao PPTP via OpenVPN no Pi?

E qual a velocidade do Wi-Fi no Pi, aproximadamente?

Obrigado pela resposta.

Qual seria a opção mais acessível? Ou qual você recomendaria para um estudante?

Mas o Mikrotik é meio caro.
Ou qual você recomendaria para mim?

Estimo uns poucos centenas de megabits no máximo. Suporta 802.11ac no Pi 4.

Acho que peguei um GL-MT300N-V2 por cerca de 20€, mas qualquer um dos roteadores pequenos que eles vendem funciona. Não compre o USB, ele não tem Ethernet.

Provavelmente há outras marcas vendendo roteadores com OpenWRT, mas não conheço.

Também pode comprar um roteador usado que rode OpenWRT.

RB941-2nD custa US$22 de lista e funciona, mas não é muito potente.
RBmAP2nD custa US$45 de lista e é um roteador VPN legal, além de Ethernet para clientes cabeados.

Prefiro o RB750Gr3 por US$60 porque é potente, e depois adiciono um AP barato pelo eBay.

Se realmente precisar de algo mais barato, considere um Raspberry Pi com Ethernet e configure o pptp-linux como cliente e talvez instale o pacote raspAP.

Qual tipo de throughput você busca?