Basicamente perguntando se o cliente criptografa todos os dados desde o usuário até o servidor que realmente hospeda a VPN, ou se a criptografia ocorre apenas após a conexão com o servidor?
Clientes que implementam HTTPS já criptografam sua comunicação com o servidor, VPN apenas criptografa os pacotes já criptografados e os envia de um ponto de saída diferente.
Basicamente perguntando se o cliente criptografa todos os dados desde o usuário até o servidor que realmente hospeda a VPN, ou se a criptografia ocorre apenas após a conexão com o servidor?
De modo geral, a VPN criptografa os dados do seu computador até o servidor VPN. Eu administro um pequeno negócio de VPN e é exatamente assim que nossa rede funciona. Portanto, ao se conectar à VPN, seu computador percebe algo como uma nova interface de rede. Ele usa essa nova interface de rede para enviar todos os dados para a Internet. Essa nova interface de rede ‘próximo salto’ é o próprio servidor VPN, dando a aparência de pular seu ISP e toda a Internet. Essa ‘pulo’ na verdade é o processo de criptografia/túnel, enquanto todos os saltos intermediários são removidos devido à sua incapacidade de penetrar o tráfego criptografado.
Espero que ajude!
Muitos VPNs usam as portas IP associadas ao HTTPS (por exemplo, 443, 8080), mas geralmente não utilizam criptografia HTTPS. VPNs de consumidor são mais propensas a usar OpenVPN ou WireGuard para criptografia.
Muito informativo - obrigado!
Alguma idéia sobre como evitar que provedores de VPN saibam quais sites visitamos? Estou pensando em usar duas VPNs em cadeia, mas sei que há desvantagens nisso. Obrigado pela sua colaboração!
Ah, entendi, mas tecnicamente não está pulando a conexão do ISP porque você ainda precisa sair da sua rede doméstica e acessar a internet via o ponto de demarcação do seu ISP e conectar ao DNS deles para encontrar o servidor VPN ao qual deseja se conectar. Então, todos os dados são criptografados mesmo ao passar pela sua conexão ISP?
Eu não disse que a VPN usa HTTPS.
Ah, entendi, mas tecnicamente não está pulando a conexão do ISP
Depende de como você vê as coisas. Eu diria que tecnicamente está pulando sua conexão de ISP, pois seu ISP não tem conhecimento de como você está usando seus dados. Tudo o que eles podem ver é que os dados estão fluindo entre você e seu provedorde VPN (esperançosamente confiável). Portanto, do ponto de vista de construção de informação e dados, o transporte de dados está acima da camada que seu ISP pode visualizar.