Um cliente Linux com uma interface de usuário melhorada está prevista? Como a do Windows. Não entendo por que são tão diferentes, não deveria ser tão difícil fazer a interface gráfica igual. Ou estou enganado?
Sou grato por ter um pelo menos nesse momento. Estava usando o protonvpn-cli-comunity por um longo tempo até surgir o flatpak.
Gostaria de aproveitar para expressar meus pensamentos sobre o Proton VPN e seu cliente Linux.
Como usuário de longa data da Proton, aprecio o compromisso com privacidade e segurança que a empresa defende.
No entanto, acredito que é hora de a Proton focar mais em oferecer um cliente robusto e completo para os usuários Linux. Muitos de nós na comunidade Linux temos esperado ansiosamente por um aplicativo que corresponda à funcionalidade e ao design das versões para Windows e macOS.
Apesar das atualizações recentes serem um passo na direção certa, ainda faltam muitos recursos comparados a outros serviços de VPN disponíveis no Linux. Precisamos de um cliente que seja não apenas funcional, mas também ergonômico e visualmente atraente.
Com tantos usuários solicitando uma experiência poderosa e fácil de usar do Proton VPN no Linux, espero que a equipe leve a sério nosso feedback e priorize esses desenvolvimentos.
Vamos continuar pressionando por uma experiência de Proton VPN de primeira no Linux!
Eu adoraria uma interface melhor no Linux, mas não às custas da privacidade. Privacidade e confiabilidade primeiro, depois uma boa interface gráfica.
Não quero pensar no app Proton VPN para Linux como tendo uma interface. É tão ruim que toda vez que abro o app Proton VPN, o fecho e abro o Mullvad VPN em vez disso.
O Mullvad não tem problema em fazer um app com uma GUI atraente para todos os sistemas operacionais.
Para ser honesto, eu só preciso de uma inicialização automática.
Meu aplicativo flatpak nem funciona, fica dando erro de timeout e tentando conectar sem parar, ao invés de tentar fazer a interface ficar bonita, poderiam tentar fazê-lo funcionar.
WireGuard apresenta uma mensagem de erro ao tentar conectar: “Desculpe, tente conectar na próxima vez”. Foi feito para ser assim? O pacote Linux não contém nada além de chaves de segurança e repositório nele. Então, em áreas altamente censuradas como Rússia, Coreia do Norte e Irã, não há chance de instalar o pacote baixado! Mesmo o navegador TOR poderia ser executado do zero, mas não o Proton VPN!
É impossível saber quão difícil seria ter a mesma interface sem conhecimento profundo do projeto. No desenvolvimento de software, tudo pode variar de trivial a quase impossível, não importa o quão simples pareça de fora.
É tão ruim, que pensei que tinha baixado uma versão não suportada. Pensei que tinha sido enganado e apaguei com medo dos meus dados.
Quando você pesquisa Proton VPN, vai ao site deles, mostram uma interface do Windows. Instalar no Linux e ver algo diferente é bastante desconfiado. Isso não transmite confiança aos usuários e é quase uma publicidade enganosa.
O flatpak não é oficial, certo?
Tem um flatpak???!!!
E um cliente totalmente funcional para usuários Linux. Muitos de nós na comunidade Linux temos esperado ansiosamente por um aplicativo que corresponda à funcionalidade e ao design das versões para Windows e macOS.
A paridade de recursos está mais ou menos concluída.
O que falta atualmente é o Stealth (primeiro o WG teve que ser lançado, o que aconteceu recentemente) e o split tunneling, que atualmente não é tecnicamente possível com o backend atual - mas será implementado assim que a Proton trocar de backend:
https://www.reddit.com/r/ProtonVPN/comments/1f3vnaz/protonvpn_ui_for_linux/lkhhkr9/
Eles estavam contratando desenvolvedores Linux (triplicaram a equipe de VPN para Linux) e recentemente recriaram o cliente Linux VPN do zero, adicionando continuamente recursos como kill switch permanente e WireGuard, além de ter IPv6 integrado como o primeiro cliente Proton VPN para plataformas.
Outros recursos no cliente VPN Linux incluem:
-
OpenVPN UDP / TCP,
-
WireGuard (recentemente adicionado)
-
Kill Switch permanente
-
Kill Switch
-
Acelerador VPN
-
NAT moderado
-
NetShield
-
Encaminhamento de portas
-
Conexão automática ao iniciar
-
Fixar servidores na bandeja
Planeja-se também novamente a CLI:
https://www.reddit.com/r/ProtonVPN/comments/1dnoq4n/cli_dissapointment_archmanjaro/la6gkbs/
Ainda faltam muitos recursos em comparação com outros serviços de VPN disponíveis no Linux. Precisamos de um cliente que seja não apenas funcional, mas também ergonômico e visualmente atraente.
Quanto a recursos, isso não é verdade. Em termos de design, sim, realmente não é o mesmo que no Windows / macOS.
Acho que eles deveriam ter uma equipe pequena, mas dedicada, para Linux.
PS: Você foi shadowbanned do Reddit, deve entrar em contato com o suporte do Reddit sobre isso.
Eles usam Electron, Proton não.
Flatpak não é um pacote oficial (feito pela Proton).
Não é tão difícil. O Mullvad VPN não tem problema em fazer um aplicativo de VPN com uma GUI atraente para todos os sistemas operacionais.
Não acho que sim.
Acho que os oficiais existem apenas para sistemas baseados em Debian. Sem amor por nós no Arch.
Sim, é feito pela comunidade, mas funciona bem.
flatpak install protonvpn
Obrigado a Deus, posso parar de usar essa interface de usuário ruim e voltar a um CLI funcional e bonito.