Eu comprei o AVG AV e VPN anteriormente e os instalei no meu Mac de 2015, rodando a versão mais recente do OS Catalina (o Sequoia OS não é compatível devido à idade do meu sistema. Dito isso, eles ainda lançam patches de segurança etc para o Catalina). De qualquer forma, os aplicativos AVG (provavelmente o AV) sobrecarregaram meu sistema, então decidi me livrar tanto do AV quanto do VPN. Realmente usei o app de desinstalação deles para removê-los, mas se você procurar pelos arquivos do AVG, havia muitos deixados para trás… especialmente no registro (foi isso que o suporte técnico da Apple me disse). Uma busca rápida no Google mostra que não estou sozinho e parece ser um problema comum com AVG AV e VPN. Levou HORAS de ligações longas para o suporte do AVG e depois a compra de um software de terceiros para encontrar e eliminar os arquivos restantes. Fiquei muito irritado! Agora estou reconsiderando as coisas e gostaria de ter um VPN instalado, o que finalmente me leva às minhas perguntas…
Será que isso acontece com todos os VPNs usados com Macs ou é um problema mais geral, “avg sucks” ? Em outras palavras, corro risco de encontrar esse problema com qualquer software de AV e VPN em um Mac ou isso é específico do AV e VPN que escolhi?
Além disso, se alguém tiver uma recomendação de VPN que funcione bem com Macs, adoraria ouvir (não estou interessado em software de AV). É impossível saber quais VPNs são boas ou ruins porque todas as avaliações que encontro parecem patrocinadas, então especialmente adoraria ouvir de quem tem experiência direta com Macs e algumas das VPNs amplamente disponíveis.