Todos os VPNs instalados em Macs são difíceis de remover ou é um problema específico da AVG & Avast?

Anteriormente, comprei AVG AV e VPN e os instalei no meu Mac de 2015, rodando a versão mais recente do OS Catalina (O Sequoia OS não é compatível devido à idade do meu sistema. Dito isso, eles ainda estão lançando patches de segurança etc para o Catalina). De qualquer forma, os aplicativos da AVG (provavelmente o AV) sobrecarregaram meu sistema, então decidi remover tanto o AV quanto o VPN. De fato usei o aplicativo de desinstalação para removê-los, mas se procurar pelos arquivos da AVG, muitos ainda ficaram… especialmente no registro (isso me disseram com o suporte técnico da Apple). Uma busca rápida no Google mostra que não estou sozinho e parece ser um problema comum com AVG AV e VPN. Foram várias horas de ligações com o suporte da AVG e a compra de um software de terceiros para encontrar e eliminar os arquivos remanescentes. Fiquei irritado! Agora estou repensando as coisas e gostaria de ter um VPN instalado, o que me leva às minhas perguntas…

Será que isso acontece com todos os VPNs em Macs ou é mais um problema de ‘AVG é ruim no geral’? Em outras palavras, corro o risco de enfrentar esse problema com qualquer software de AV e VPN no Mac ou isso é específico do AV e VPN que escolhi?

Além disso, se alguém tiver uma recomendação de VPN que funcione bem com Macs, adoraria ouvir (não estou interessado em software de AV). É impossível saber quais VPNs são boas ou ruins, pois toda avaliação que encontro parece patrocinada, então gostaria especialmente de ouvir de quem tem experiência direta com Macs e algumas das VPNs amplamente disponíveis.

A maioria dos clientes VPN de terceiros deve estar bem. O erro que você cometeu foi instalar um utilitário antivírus de terceiros.

Eu uso PIA VPN. Nunca tive problemas. Uso há mais de uma década.

Antivírus de terceiros é terrível e geralmente desnecessário, exceto para os extremamente analfabetos em tecnologia. Se quiser algo assim, use Malwarebytes e faça uma verificação gratuita de tempos em tempos. Para VPNs, escolha um provedor exclusivo de VPN, como PIA ou Mullvad.

NordVPN da App Store funciona bem. NordVPN baixado do site deles é mais difícil de desinstalar.

Existem alguns problemas que você pode encontrar com aplicativos que operam em um nível baixo no macOS:

1. A desinstalação normal arrastando o aplicativo principal para a lixeira pode não remover drivers de baixo nível em /library/LaunchAgents e /Library/LaunchDaemons.
  2. Arquivos de suporte e pastas podem ser encontrados em vários lugares, mas não serão um problema, exceto pelo espaço de disco que ocupam.
  3. Alguns aplicativos têm desinstaladores incorporados ou ocultos. O Malwarebytes tem uma desinstalação completa no menu.

Após desinstalar e reiniciar, uso o Etrecheck Pro para verificar os LaunchAgents ou LaunchDaemons que sobraram e removê-los manualmente.

Após desinstalar e reiniciar, posso usar o EasyFind para escanear por arquivos com o mesmo nome do programa e removê-los manualmente. Tenha cuidado para não remover arquivos importantes.

Só me perguntava por que alguém instalaria um VPN? Para que vocês usam?

Nem me incomodo em instalar software de VPN. Apenas uso as configurações de rede integradas do macOS e insiro minhas configurações de VPN.