Tentando transformar meu Raspberry Pi em um gateway VPN e conectar ao roteador

Sou bem novo ao trabalhar com um Raspberry Pi, mas sempre quis experimentar um. Finalmente encontrei uma desculpa para pegar um RPi 4 para uma aula que estou fazendo. Uma coisa que realmente quero fazer com meu RPi é transformá-lo em um gateway VPN que possa conectar ao meu roteador para cobrir toda minha casa com a proteção do Windscribe. Uso um roteador Linksys que não consegue rodar um VPN diretamente, por isso quero usar o RPi. Estou tentando seguir um post no Tom’s Hardware (How to Use Raspberry Pi as a VPN Gateway - Tom's Hardware | Tom's Hardware) que parece exatamente o que quero, mas estou travando ao tentar testar uma conexão com um arquivo de configuração baixado.

Alguém já fez esse tipo de coisa com um Raspberry Pi antes? Estou rodando em círculos tentando descobrir isso sozinho e agradeceria qualquer conhecimento ou insight de alguém mais capaz que eu. Obrigado desde já.

Procure pelo pivpn. É a maneira mais fácil de criar um servidor OpenVPN. Certifique-se de ler todas as informações do processo de configuração e fazer anotações sobre seu endereço IP e porta que você configurar no VPN. Depois, você precisará usar a página inicial do seu roteador para configurar o encaminhamento de portas. Basta pesquisar por encaminhamento de portas e não tem mistério. Se tiver alguma dúvida durante a instalação, me envie mensagem privada e podemos resolver juntos. :slight_smile: Boa sorte!

Posso ajudar, já fiz isso várias vezes antes. PiVPN não ajudará, pois acho que os outros não entendem exatamente o que você está perguntando. Ele basicamente quer conectar seu PI ao Windscribe e roteirizar todo o tráfego de casa pelo PI. Essencialmente, transformando-o em um roteador VPN.

Fiz o mesmo há algumas semanas, consegui seguir este guia para configurá-lo como roteador
https://www.raspberrypi.org/documentation/configuration/wireless/access-point.md

E aí, basta configurar o openvpn e reconectar o ponto de acesso ao tun0 ao invés de eth0, siga este outro guia se precisar de ajuda
How to use your Raspberry Pi as a VPN router - The Pi (a primeira parte deste guia sobre como configurar um roteador tem muitos erros, então não recomendaria)