Steam deck +NordVPN meshnet

Oi!
Vou pegar meu steam deck no final desta semana. Foi uma longa espera e estou me preparando para configurar o sunshine.
No entanto, não sou fã de fazer furos no meu firewall para acesso remoto ao meu PC quando não estou na LAN.
No meu iPhone, uso a rede mesh da Nord VPN para acessar minha rede quando estou viajando.

Mas sei que a maneira “oficial” de usar a Nord VPN com o Steam OS é rodando o openvpn.
Alguém tentou usar a função meshnet no seu steam deck?
A menos que haja uma maneira de configurar o meshnet como uma conexão de servidor normal, acredito que não funcione. Alguém sabe se isso é suportado?

Existe o Tailscale que oferece acesso VPN baseado em mesh. Eles têm uma versão gratuita para até 3 usuários e 100 dispositivos. Talvez isso possa funcionar para você?

Acabei de encontrar este tópico, você conseguiu fazer NordVPN funcionar no seu steam deck e usar o meshnet?

Também tentando descobrir uma maneira de usar WOL via Meshnet, se tiver alguma solução?

Para quem está revisitando este post:
Veja o guia:

https://www.reddit.com/r/SteamDeck/s/yN7yZLEUJt

Não tentei pessoalmente, mas outros posts afirmam que funcionou até a data desta escrita.

Acabei configurando pivpn no meu rpi3, pois isso me permite jogar remotamente tanto meu PC com sunshine quanto meu PS5 com chiaki4deck, sem precisar abrir várias portas, apenas uma.
Recomendaria essa solução se você tiver o hardware e souber como fazer.

Oi u/CurrentApple4309, você pode [clicar aqui para pesquisar sua dúvida.](https://www.reddit.com/r/SteamDeck/search/?q=Steam deck +NordVPN meshnet)

Se não encontrar uma resposta lá, não se preocupe - seu post NÃO foi removido e espero que alguém apareça em breve para ajudar com uma resposta!

Se encontrar uma resposta, por favor deixe um comentário no seu post com a solução para os outros!

Sou um bot, e esta ação foi feita automaticamente. Por favor, contate os moderadores deste subreddit se tiver alguma dúvida ou preocupação.

Pesquisei sobre isso. Existe um aplicativo chamado trayscale no Discover, mas não consegui fazê-lo funcionar, pois o comando sudo cli mencionado nas instruções não funcionou. No github, o desenvolvedor confirmou que não funciona no SD.

Tudo bem, isso é bom de saber como uma solução de backup, mas como estou pagando pelo NordVPN premium, preferiria usá-lo se possível :person_shrugging:

Ei!
No fim, instalei pivpn no meu RPI3, ainda não descobri como direcionar o chaki4deck através dele, mas o sunshine funciona muito bem :+1:.

Mas ontem encontrei este guia, você deveria conferir:

https://www.reddit.com/r/SteamDeck/s/K8uwntgMqG

Hmm talvez eu simplesmente configure o openvpn diretamente no meu roteador e faça o Steam Deck direcionar todo seu tráfego através dele para o PS5 e o PC.

Isso é um pouco de custo afundado, não é? Quero dizer, se você conseguiu fazer funcionar, ótimo, mas eu não investiria muito tempo nisso só porque pagou pelo NordVPN. Se o Tailscale pode fazer funcionar mais rápido, deveria usar essa alternativa. Você também pode usar o NordVPN para outros casos de uso.

Se o NordVPN tem uma configuração que permite fazer mesh via WireGuard, talvez funcione, mas se não, recomendo olhar o Tailscale, pois é feito para o caso de uso que você deseja. Dito isso, não usei o Tailscale no SteamOS, então sua experiência pode variar.

Ótima descoberta. Obrigado por isso. Vou testar.

Observe que configurei o cliente WireGuard corretamente no SD para acessar minha rede de casa com segurança usando meu servidor WireGuard no NAS quando estiver fora de casa.

Você trouxe pontos muito bons aqui, vou tentar o NordVPN, mas sim, a menos que haja uma maneira de configurá-lo com um arquivo de configuração, acho que o Tailscale é o caminho.

Ótimo saber!
Também pesquisei mais e descobri que o NordVPN tem um aplicativo compatível com sistemas Linux baseados em Debian. Então, vou experimentar e deve suportar a função meshnet.
Ele simplesmente não fornece uma interface gráfica, mas tudo bem :).