Bom dia, homens e mulheres,
Era assim até recentemente, não faz muito tempo, que eu conseguia configurar um SSTP RRAS no Windows Server. Configurava o roteamento para apenas local ou para tudo, usava as configurações padrão do DHCP do servidor, que definiriam o sufixo DNS no cliente para o sufixo do domínio. E então, do lado do cliente, conseguia dar ping em qualquer coisa na rede usando o sufixo DNS.
Exemplo: cliente.local. Conectava ao SSTP. O sufixo DNS específico da conexão no cliente era cliente.local. Testava o ping em cliente-hq-dc01. Claro, não funcionava porque o servidor DNS local não tem ideia do que é client-hq-dc01.home.local. Mas o ping em cliente-hq-dc01.client.local funcionava, e tudo ficava bem.
Recentemente, no entanto, você consegue conectar ao mesmo servidor SSTP, e não consegue dar ping em nada na rede mesmo se especificar o sufixo DNS correto. O ping em cliente-hq-dc01.client.local não resolve, e o NSlookup mostra que está usando o servidor DNS da conexão local.
A solução agora é ir na conexão de rede da conexão SSTP no cliente, desmarcar a métrica da interface como automática e definir um valor menor que a métrica automática atribuída à sua conexão de área local, por exemplo, 15.
Depois de fazer isso, se você der ping em cliente-hq-dc01, ele resolve para cliente-hq-dc01.client.local e o NSlookup revela que está usando o DNS da rede remota do SSTP.
Isso resolve o problema imediato, mas a questão é que agora, se tentarmos dar ping a um recurso local pelo nome, como desktop-delwin, ele tenta resolver via o servidor DNS da rede remota do SSTP. Especificar o sufixo DNS na solicitação não muda nada, ou seja, ping em desktop-delwin.home.local ainda tenta resolver via o DNS da rede remota do SSTP. Consultando corretamente pelo nome do computador no servidor DNS local, resolve o nome.
Alguém mais enfrentou isso?
O que mudou?
Por que a Microsoft nos odeia?
O Steve Balmer sempre fica tão animado assim?
Isso pode ser consertado sem intervenção manual em cada computador cliente?
A métrica da interface pode ser definida pelo servidor?
Será que eu causei algum problema sério e é só comigo?