Estou procurando uma configuração onde tenha Freepbx instalado no escritório em casa, usando um softphone tanto no meu computador quanto no telefone Android (Nokia G11). O Android suporta VPN sempre ativo, e o roteador tem configuração de servidor VPN.
Procuro por outros que tenham feito isso e se foi bem-sucedido ou não. Li bastante sobre problemas com mensagens push quando alguém liga para o softphone usando um celular.
Também estou procurando por um aplicativo de softphone gratuito que possa usar. Alguma dica?
Sim, notificações push vão ter problemas. Isso porque o servidor de push não consegue falar com seu servidor SIP.
Para softphones gratuitos, existe o Linphone (se você não se importar com push de qualquer forma).
Recomendo sempre o Acrobits Groundwire - custa, mas é uma taxa única e, na minha opinião, realmente vale a pena.
Só um aviso - tenho certeza que você já pensou nisso, mas se você fizer um túnel de todo o seu tráfego pelo seu roteador de casa, é provável que fique mais lento sua conexão, além de outros problemas.
Outra opção seria usar algum tipo de VPN com divisão de túnel, assim só o tráfego para sua rede interna passa pelo VPN. Uso e recomendo o Tailscale, mas o ZeroTier também é uma boa opção de configuração simples.
Se você realmente tem tempo, paciência e quer fazer isso, pode deployar seu próprio servidor de push em casa, e então recompilar o Linphone para usá-lo.
Sangoma Connect grátis pelo primeiro ano, depois $19,99/ano, tudo o mais é uma solução alternativa.
Tenho WireGuard e Asterisk rodando em um VPS. Meu telefone Android usa VPN WireGuard sempre ativo, e eu uso um app chamado Sipnetic para conectar ao Asterisk. Funciona bem, mas não há mensagens push, então consome alguma bateria. Ainda assim, meu telefone consome menos de 1% por hora durante a noite.
Obrigado. Tenho conexão de fibra com boa velocidade, e o telefone será usado apenas para telefone/e-mail da empresa e afins. Vou verificar como posso ter meu próprio servidor de push em casa
. Verifiquei o Acrobits Groundwire, mas achei que era para nuvem e não para meu próprio FreePBX. É possível usar o servidor de push de casa com o Acrobits?
Não acho que o OP queira que o SIP seja acessível de forma pública (sempre melhor, a menos que seja realmente necessário)
ACROBITS e Groundwire, não na versão gratuita em nuvem… A versão paga funciona bem com qualquer PBX.
Não, você só pode rodar seu próprio servidor de push para Linphone.
Groundwire pode se conectar a qualquer PBX e eles fornecem seu próprio servidor de push. Mas você não poderá usar push se o servidor não for acessível publicamente.