Softphone e VPN sempre ativo com telefone Android?

Estou procurando uma configuração onde tenha Freepbx instalado no escritório em casa, usando um softphone tanto no meu computador quanto no telefone Android (Nokia G11). O Android suporta VPN sempre ativo, e o roteador tem configuração de servidor VPN.
Procuro por outros que tenham feito isso e se foi bem-sucedido ou não. Li bastante sobre problemas com mensagens push quando alguém liga para o softphone usando um celular.
Também estou procurando por um aplicativo de softphone gratuito que possa usar. Alguma dica?

Sim, notificações push vão ter problemas. Isso porque o servidor de push não consegue falar com seu servidor SIP.

Para softphones gratuitos, existe o Linphone (se você não se importar com push de qualquer forma).

Recomendo sempre o Acrobits Groundwire - custa, mas é uma taxa única e, na minha opinião, realmente vale a pena.

Só um aviso - tenho certeza que você já pensou nisso, mas se você fizer um túnel de todo o seu tráfego pelo seu roteador de casa, é provável que fique mais lento sua conexão, além de outros problemas.

Outra opção seria usar algum tipo de VPN com divisão de túnel, assim só o tráfego para sua rede interna passa pelo VPN. Uso e recomendo o Tailscale, mas o ZeroTier também é uma boa opção de configuração simples.

Se você realmente tem tempo, paciência e quer fazer isso, pode deployar seu próprio servidor de push em casa, e então recompilar o Linphone para usá-lo.

Sangoma Connect grátis pelo primeiro ano, depois $19,99/ano, tudo o mais é uma solução alternativa.

Tenho WireGuard e Asterisk rodando em um VPS. Meu telefone Android usa VPN WireGuard sempre ativo, e eu uso um app chamado Sipnetic para conectar ao Asterisk. Funciona bem, mas não há mensagens push, então consome alguma bateria. Ainda assim, meu telefone consome menos de 1% por hora durante a noite.

Obrigado. Tenho conexão de fibra com boa velocidade, e o telefone será usado apenas para telefone/e-mail da empresa e afins. Vou verificar como posso ter meu próprio servidor de push em casa :ok_hand:. Verifiquei o Acrobits Groundwire, mas achei que era para nuvem e não para meu próprio FreePBX. É possível usar o servidor de push de casa com o Acrobits?

Não acho que o OP queira que o SIP seja acessível de forma pública (sempre melhor, a menos que seja realmente necessário)

ACROBITS e Groundwire, não na versão gratuita em nuvem… A versão paga funciona bem com qualquer PBX.

Não, você só pode rodar seu próprio servidor de push para Linphone.

Groundwire pode se conectar a qualquer PBX e eles fornecem seu próprio servidor de push. Mas você não poderá usar push se o servidor não for acessível publicamente.