Sobreviventes de câncer mais propensos à obesidade, mostra estudo (o risco parece ser particularmente alto para pessoas que tiveram câncer de mama ou de cólon)
Obesidade aumenta o risco de ambos os tipos de câncer. Este estudo leva em conta quantos sobreviventes de câncer de mama e de cólon estavam acima do peso ou obesos antes de seus diagnósticos?
Pode ser, em parte, porque as pessoas desenvolvem hábitos sedentários durante o período em que sofrem com câncer? Depois de se curar, talvez não quebrem esses hábitos, estão frágeis, perderam músculo e não têm disposição para se levantar e se exercitar… além do apetite que volta…
Só uma ideia como possível fator contribuinte.
Perdoe-me se estiver errado, mas cânceres específicos (como o de cólon e de mama) já estão associados ao excesso de peso ou obesidade?
Minha mãe é sobrevivente de câncer de mama. Ela não é obesa, mas ganhou peso durante/após o tratamento. Câncer não é brincadeira. A quimioterapia e radiação prejudicam sua capacidade de fazer várias coisas, física e mentalmente. Você entra em modo sobrevivente. Com toda a dor, você tem mais preocupações do que contar calorias. Dependendo da intensidade do tratamento, muito mais.
E quando acaba? Seu corpo ainda está fraco. Seus hábitos foram quebrados. E agora você pode ter uma nova perspectiva de vida, talvez tentando aproveitar mais. Ah, e você perdeu o cabelo. Tem cicatrizes. Envelheceu anos em meses. Você não será tão bonito quanto antes — não sem muito esforço. Então, por que tentar o corpo de litoral? Você está vivo. Ainda pode fazer o que quer na vida.
Muitos comentários parecem sugerir “ah, eles eram gordos antes” e, bem, talvez alguns fossem. Talvez muitos. Mas câncer levando à obesidade? Acho que esse fato tem alguma validade.
Minha intuição diz que o microbioma intestinal tem influência.
Quais tratamentos são usados para esses cânceres em comparação com outros?
Suspeito que talvez haja um componente psicológico, onde sobreviventes de câncer têm mais chances de apresentar problemas de saúde mental que podem levar à obesidade.
Alguns contribuintes prováveis:
- Depressão
- Inatividade
- Alterações na dieta
- Menor atenção às consequências de saúde a longo prazo