Sobreposição de rede porque ISP não deixa alterar o IP do meu roteador

Oi pessoal,

Sou novo em selfhosting e estou enfrentando um problema frustrante com minha configuração de VPN.

O problema é que meu provedor de internet não permite alterar o intervalo de IP padrão do meu roteador, que é 192.168.x.x. Meu servidor também está nesse intervalo. Quando me conecto à minha VPN de outras redes (por exemplo, Wi-Fi pública, casas de amigos), o intervalo 192.168.x.x sobrepõe porque é muito comum. Isso impede que eu acesse meu servidor de forma confiável. Estou usando Wireguard para a VPN. Além disso, quero encontrar uma solução onde não precise comprar outro roteador.

Alguém já enfrentou isso antes e encontrou uma solução alternativa? Qualquer conselho será muito bem-vindo.

Obrigado!

192.168.x.x é um intervalo enorme. Eu tenho três roteadores conectados além de uma rede virtual para outros propósitos, eles estão distribuídos como 192.168.1.x, 192.168.42.x e 192.168.69.x.

Ainda não vi um roteador SOHO/ISP usando o intervalo 192.168.x.x inteiro…

Use tailscale, AFAIK ele tem um intervalo de IP configurável, e o padrão é 100.xxx.xxx.xxx.

Ele é construído sobre wireguard, muito fácil de configurar.

Dê uma olhada no Tailscale para seu servidor. Aqui você obtém um endereço IP local diferente para cada ponto final.

Por que seu VPN não pode rodar em outra rede?

Minha rede LAN é 10.x e meu servidor VPN local usa 10.8.x (edit) ao invés…

Qual software de VPN você está usando?

Minha rede de escritório usa uma faixa de sub-rede privada que às vezes conflita com a sub-rede de IP configurada em cafés ou outros negócios. Então comprei um roteador de viagem e basicamente duplo NAT. Meu roteador de viagem garante que o IP do meu laptop não esteja em uma faixa que conflite com minha rede de escritório. O que você pode fazer é colocar seu próprio roteador NAT atrás do roteador do seu ISP, assim você controla o sub-rede IP que usa em casa.