Sessões ICA caindo (Conexão interrompida) pelo XenApp e não podem ser reiniciadas até serem resetadas manualmente

Espero conseguir fornecer informações suficientes.
Basicamente, sou um fornecedor que trabalha remotamente para uma empresa.
Faço login no site do XenApp para iniciar uma sessão ICA e acessar um VDA.
Randomicamente, durante minha sessão, ela simplesmente congela, após alguns minutos aparece “conexão interrompida” e eventualmente termina a sessão. Se tento reiniciar minha sessão pelo portal web do XenApp, aparece apenas “tentando iniciar sessão, isso pode levar vários minutos.” A única maneira de voltar a acessar é ligar para o administrador da empresa e pedir que ele resete/end a nossa sessão manualmente.

Acredito que tentei todas as versões do Citrix Receiver sem sucesso. Temos 5 computadores que usamos para conectar remotamente. O problema acontece com todos os usuários. Algumas vezes congela rapidamente, outras mais lentamente, mas quase sempre 1-2 vezes ao longo do dia. Além disso, parece congelar mais frequentemente quando usamos um programa específico. Isso torna um peso para o administrador estar na linha para resetar quando necessário. Temos computadores novos desde que o problema começou, e eles também enfrentam o problema. Não acredito que seja um problema do lado do cliente, mas o administrador não consegue descobrir o que está acontecendo e estamos sinceramente cansados de lidar com isso, pois isso nos faz parecer mal, dificultando o nosso trabalho. Algumas vezes, 2-3 contas Citrix ficam congeladas, com o administrador desaparecido para resetar, deixando-nos esperando de 1 a 2 horas para voltar ao trabalho.

Vejo dezenas de artigos no Google que parecem extremamente semelhantes, NENHUM com soluções. Tenho certeza de que não há nada no nosso lado que possamos fazer, mas gostaria de saber se alguém tem alguma ideia para enviar ao administrador da empresa, para que ele possa tentar resolver do lado do servidor.

OBRIGADO!!!

Isso acontece internamente se alguém acessa a área de trabalho pelo portal web? Se o problema não ocorre internamente, talvez focar no netscaler.

Além disso, é apenas os funcionários da sua empresa enfrentando o problema, ou também envolve os funcionários dos seus clientes?

Esse mesmo problema acontece quando não estão no seu escritório? Talvez seja alguma coisa na rede do seu escritório que esteja interrompendo as conexões.

Sim. Recentemente, tive o mesmo problema e fiquei exaustivamente tentando resolver. Fiz testes conectando diretamente ao storefront (contornando o Netscaler) e, ao fazer isso, o problema desapareceu. Portanto, o problema é o Netscaler. Naquela noite, atualizei ambos os Netscalers para o firmware mais recente e os reiniciei. O problema foi resolvido. Espero que funcione também para você!

Você consegue descobrir qual versão do NetScaler eles estão usando?

Isso cheira a um problema de rede, quase como se pacotes multicast estivessem sendo roteados e descartados. Atualizar o NetScaler certamente resolve um problema de multicast; o problema é resolvido na versão 11.1 49.16+ ou 11.0 69.123+

Enfrentei um problema semelhante há algum tempo. Atualize o NS para a última firmware e veja o desempenho. Para nós, funcionou perfeitamente…

Estou um pouco confuso porque esses parecem perguntas iguais para mim, então espero poder responder adequadamente.

Para realizar o trabalho que uma certa empresa nos contratou fazer, precisamos estar na intranet deles e usar seus programas. Então, forneceram-nos um link que é um Netscaler gateway onde usamos um XenApp para iniciar uma sessão VDA do Citrix na rede deles. Acho que é como um VPN.

Os funcionários dessa empresa que trabalham presencialmente não enfrentam esse problema.
Apenas nós, um fornecedor, que nos conectamos remotamente.

Todos que trabalham no escritório da minha empresa enfrentam esse problema. Somos 5 no total, trabalhando para eles como descrito acima.

Uma das razões pelas quais eles parecem ter desistido de tentar resolver esse problema é que têm outro fornecedor terceirizado contratado para realizar certas tarefas, mas nenhum deles tem esse problema. Não entendo como estamos agrupados ou configurados em comparação com eles, ou se há alguma diferença que seja o problema. Não entendo nada do lado do servidor. Tenho certeza de que não é do nosso lado, mas não quero descartar nada. Só sei que esgotei todos os métodos de solução de problemas que encontrei, incluindo comprar uma máquina nova e instalá-la com o mínimo necessário para testar.

ATUALIZAÇÃO: Talvez também devesse incluir que não tivemos problemas por mais de um ano.

Só posso conectar dentro do nosso escritório. O site do XenApp que acessamos só é acessível na nossa rede. Nosso TI teve que trabalhar com o deles para abrir certas portas, endereços IP estáticos, por razões de segurança.

Se fosse algo do nosso lado causando as interrupções, seria estranho não podermos nos reconectar após um tempo. Mas, de acordo com o administrador deles, nossas sessões parecem “órfãs” pelo servidor deles e eles têm que resetar. Como se o VDA nem tivesse processos em execução ou algo do tipo no servidor deles.

Ei! Você pode explicar um pouco mais o que quer dizer conectando-se diretamente ao storefront e contornando o Netscaler? Gostaria de tentar.

Você tem alguma ideia de por que o Netscaler foi o problema?
Se não me engano, o gateway Netscaler é apenas onde coloco minhas credenciais do Citrix e, em seguida, tenho acesso ao chamado storefront? Aqui é onde posso ver o VDA em que clico, fazendo meu computador abrir um arquivo ICA e iniciar a sessão. Isso está correto?

Obrigado. Não estou ciente de uma maneira de verificar a versão do lado do cliente, mas vou perguntar! Acho que não está listado em nenhum lugar no site. Acredito que eles também mudaram a versão em algum momento no passado. Talvez tenha sido na época que começaram os problemas. Eles nos enviaram uma nova URL para usar e o logo do Netscaler Gateway parecia diferente do anterior. Não tenho certeza se isso coincidiria com uma versão diferente.

Ele está com a ideia certa, provavelmente o pessoal interno não usa o Netscaler. É um dispositivo virtual que funciona como um túnel para os servidores do XenApp, sim, como uma VPN. Deve ser facilmente reproduzível por eles.

A outra hipótese é que o aplicativo que você está usando está congelando e bloqueando a sessão, tenho casos onde o Outlook congela e interrompe a sessão, até mesmo quando isso acontece. Você pode abrir o gerenciador de tarefas e, eventualmente, ele congela. Se um usuário tentar se reconectar, falha até o processo travar.

Veja se consegue usar o VPN do Netscaler para se conectar aos servidores XenApp ao invés de passar pelos Netscalers diretamente.

Entendi. Quando o problema começou a piorar, alguma coisa mudou na sua rede? Novas configurações de segurança ou equipamentos? Parece que algo está interferindo na sua conexão. O problema acontece após um determinado tempo?

Claro, mas pode ser difícil se você não for o administrador. Basicamente, um Netscaler fica entre você e o storefront. O storefront exibe quais aplicativos e áreas de trabalho estão disponíveis. Normalmente, o storefront não é publicado externamente, então você nem sempre consegue fazer isso a menos que seja administrador ou esteja local nos servidores do storefront.

Se você não é o administrador do Citrix, recomendo que peça para atualizarem os Netscalers para o firmware mais recente.

Nossos problemas eram muito parecidos. Tanto que ficamos muito tempo sem problemas, depois começaram a desconectar sessões do nada.

Sim, sua descrição está correta.

Não tenho uma resposta concreta de por que o NetScaler está causando o problema. Pareceu começar comigo quando atualizei os outros componentes (CDA, DDC, Storefront) para a versão 1816. Talvez a sua empresa também tenha feito isso? Minha melhor suposição é que algo na atualização não gostou da versão antiga do NetScaler.

Interessante. As únicas duas coisas que consegui relacionar que poderiam ser o problema foram eles nos dando um link novo para o gateway do Netscaler há algum tempo, e parece que começou aí. Mas eles também atualizaram um programa que usamos, o que trouxe muitos problemas. Ele trava o tempo todo, e se não usarmos, nossas sessões são MUITO mais confiáveis. Mas temos que usá-lo quase diariamente. Pensei que talvez tenha um dump de memória em algum lugar que esteja causando o travamento das sessões, parecido com o que você falou, Outlook pode causar uma sessão a travar.

Não tenho certeza, honestamente. Acho que não, mas sei que fizemos mudanças ao longo dos anos. É aleatório. Totalmente aleatório. Às vezes, passamos horas, outras vezes minutos. Alguns dias, temos 10 sessões congeladas, outros dias, apenas algumas.

Obrigado! Com certeza vou investigar.

Infelizmente, provavelmente é hora de fazer uma análise de rede com Wireshark ou algo semelhante. Talvez você possa ligar para a Citrix e pagar por um suporte pontual. Acho que são $800. Pode valer a pena gastar esse valor se você estiver tendo tantos problemas.

O administrador deles afirma ter aberto vários tickets com a Citrix. O que pode ser verdade, pois vejo pessoas reclamando do mesmo problema ou semelhante nos fóruns da Citrix sem nenhuma resolução até agora.

O que você disse antes me fez pensar: seria uma boa ideia tentar conectar um computador de uma rede diferente e verificar se o problema persiste? Estamos meio que em um impasse, com nosso TI dizendo que não somos nós e eles não encontrando nada do lado deles. Embora eles tenham dito que acham que o problema é deles, para coeficiente.