Oi, recentemente adquiri um AS6604T (recebido durante a questão do deadbolt, curiosamente) e estou no processo de configurar o acesso remoto (pode parecer loucura, mas comprei um NAS para ter acesso remoto, então…).
Configurei um servidor VPN (OpenVPN) no NAS através de um domínio que adquiri para o DDNS.
Posso conectar ao VPN no meu celular usando o aplicativo OpenVPN, mas não consigo fazer todos os aplicativos do Asustor (aidata, aimaster) funcionarem através do VPN.
Esses aplicativos funcionam na LAN.
Alguém conseguiu fazer isso funcionar?
Também, quanto aos certificados, o aplicativo OpenVPN do Android reclama que não tenho certificados, mas se eu criar um no NAS, a conexão VPN para de funcionar e não consigo descobrir como selecionar o certificado adequado. Como de costume, a documentação da Asustor ou do openVPN é bastante inútil ou não encontrei a adequada.
P.S. Conseguir um raspberryPi para rodar o VPN pode ser algo que farei se houver vantagens e as pessoas puderem fornecer documentação ou conselhos que tornariam isso mais eficiente.
Estou tentando fazer o mesmo como uma forma de ter acesso seguro a arquivos remotamente, desde que me senti menos seguro com SFTP. Você encontrou uma solução adequada?
Minhas 2 cêntimas: para uma VPN funcionar via docker, o NAS deve estar ligado e não estar em modo de espera. O usuário deve acordar o NAS usando WOL/WOW antes de tentar conectar via VPN.
Como mencionado na outra thread, segui a sugestão do Bombonatti do container open vpn no docker. Funciona muito bem, mas pode precisar de configuração adicional dependendo da seu setup, assim como aconteceu comigo.
Pergunta de acompanhamento:
Se os seus clientes podem acessar recursos de internet normalmente enquanto conectados à VPN, ou seja, sites comuns?
A configuração básica ativa a opção “redirect gateway” nos clientes, o que em minha rede faz com que tanto meu celular Android quanto meu laptop com Windows não consigam nem mesmo pingar o Google (nem 8.8.8.8 direto).
Não é um grande problema, pois uso essa conexão apenas para acessar alguns arquivos ou o Plex, mas parece uma falha de configuração, mesmo assim.
Não tenho problemas; após conectar usando o app openVPN no Android, posso navegar na rede local e na internet como se estivesse na rede local.
Há um comentário do kylemanna sobre isso, você tentou configurar o DNS?
O perfil do cliente especifica redirect-gateway def1, o que significa que, ao estabelecer a conexão VPN, todo o tráfego será roteado pelo VPN. Isso pode causar problemas se você usar recursores DNS locais que não sejam diretamente acessíveis, pois você tentará alcançá-los via VPN e eles podem não responder. Se isso acontecer, use resolutores DNS públicos como Google (8.8.4.4 e 8.8.8.8) ou OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220).
Vi essa parte da configuração, mas honestamente, o guia está bastante incompleto em alguns pontos. O que significa “usar resolutores DNS públicos”? Isso deve ser uma configuração do servidor ou do cliente? E ao olhar nos logs do servidor, parece que ele envia alguns IPs de DNS por padrão, mas talvez meus clientes não estejam usando porque meu ISP já tem alguns definidos no roteador.
Documentando que consegui resolver meu problema caso alguém tenha uma questão semelhante.
Refiz toda a configuração do zero, adicionando alguns parâmetros na configuração rápida.
Não tenho certeza exatamente o que resolveu, mas fiz o seguinte: