Este é o tópico semanal para dúvidas e conselhos sobre carreira e educação. Não existem perguntas estúpidas; então, o que você quer saber sobre certificados/grades, requisitos de trabalho e outras questões gerais de carreira em cibersegurança? Pergunte à vontade!
Curioso para saber o que as outras pessoas estão perguntando, ou acha que sua dúvida já foi feita antes? Confira conteúdos de semanas anteriores - estamos trabalhando para tornar isso mais fácil de pesquisar no futuro.
Sou atualmente um estudante do segundo ano na faculdade, me preparando para transferir para uma universidade no semestre de outono, onde começarei meu terceiro ano. O problema é que, não tenho ideia do que estou fazendo. Escolhi cibersegurança como minha graduação, mas não tenho certeza se realmente me Interessa — escolhi principalmente porque é popular e conhecido por ser uma carreira de sucesso.
Dito isso, adoraria receber conselhos sobre no que devo focar para aproveitar ao máximo meu diploma. Existe alguma habilidade, certificação ou experiência específica que devo priorizar para descobrir se esta área é a certa para mim?
Procurando conselhos sobre mudança de carreira.
Tenho cerca de 20 anos de experiência em TI, variando de engenheiro de suporte ao cliente ao meu papel atual como engenheiro de infraestrutura de nuvem. Atualmente, estou buscando fazer a transição para Segurança da Informação e gostaria de obter algumas orientações. Tenho pesquisado sobre cargos juniores de segurança (como ponto de transição) mas não consegui nem marcar uma entrevista, e o mercado de tecnologia tem sido brutal nos últimos 2 anos. Escolhi posições de nível júnior com 2-3 anos de experiência porque acho que posso conseguir algo com todos os meus anos de experiência em diferentes áreas de tecnologia, mas muitas vagas exigem experiência em SOC e familiaridade com essas ferramentas.
Atualmente, estou trabalhando para obter certificações de segurança neutras de fornecedores e gostaria de receber feedback de quem conseguiu mudar para cyber recentemente. Meu objetivo de carreira é alcançar CISSP nos próximos 5 anos, pois já estou na minha carreira e quero passar para uma posição mais gerencial nos próximos 5-10 anos.
Olá a todos,
Me formei no ano passado com uma graduação em Engenharia de Software, mas tive que tirar um ano sabático para me recuperar financeiramente. Atualmente, estou trabalhando em um emprego não relacionado à minha área, mas estou ansioso para fazer transição para a indústria de cibersegurança.
O problema é que não sei por onde começar — que cursos fazer, qual roteiro seguir, e como me preparar para o mercado de trabalho. Estou cansado de trabalhar fora da minha área e quero começar minha carreira na área de tecnologia o mais rápido possível.
Alguém pode me orientar sobre como ingressar na cibersegurança, incluindo certificações recomendadas, recursos de aprendizagem e a melhor forma de adquirir experiência prática?
Agradeço muito qualquer conselho! Obrigado desde já.
Tenho quase 32 anos, tenho 3 filhos e uma esposa, e estou desesperadamente tentando mudar de carreira. Estou preso, de forma vaga, no mundo das artes e humanas e estou cansado de não ter perspectivas ou opções em lugar algum. Tenho olhado para cibersegurança porque parece mais possível — ou mais possível do que em outras carreiras — fazer uma mudança de “carreira tardia” sem precisar fazer um milhão de cursos, mas quero saber como as coisas mudaram nos últimos anos (pós-COVID, no meio da IA). Alguns anos atrás, o Reddit dizia “comece obtendo um emprego de TI de nível básico” e sei que muitos desses empregos foram totalmente substituídos por IA, então estou procurando conselhos mais atualizados. Vou enumerar:
-
Sou inteligente, sempre fui nota A, mas, como mencionado acima, não tenho experiência em ciência da computação ou algo matemático pesado. Sempre tirei boas notas em matemática, mas sou mais criativo; preciso saber quanto de matemática mais lógica é necessário para não ser infeliz nesse campo.
-
A cibersegurança é fundamentalmente diferente do restante das “ciências da computação”? Li que sim… de qualquer forma, quanto de codificação devo investir para aprender?
-
Sou velho demais e tenho uma família para sustentar, então não posso gastar uma fortuna em outro diploma (já tenho muitos). Li que bootcamps são golpes completos. Também ouvi dizer que é possível entrar em cibersegurança apenas com certificações, sem o “diploma certo” (vou fazer um PhD em breve, mas algo totalmente inútil que não se aplica à cibersegurança). Isso é verdade? Então, por onde começo? Como posso aprender por conta própria, ou pagar um pouco para aprender sem ser totalmente enganado?
-
Se eu aprender as habilidades necessárias por mim mesmo e obter as certificações CompTIA, ainda poderei conseguir um emprego, ou isso ainda depende totalmente de networking?
-
Isso é bom para um introvertido? Sei que há muitas carreiras diferentes em cibersegurança, mas sou uma pessoa muito tímida e introvertida, então precisaria de algo que não exija falar com muitas pessoas o dia todo. E sim, adoraria trabalhar remotamente… embora saiba que na maioria dos empregos isso só acontece após muitos anos, e foi ‘quebrado’ após 2020 com a “Revenge of the CEOs”.