Samsung G8 OLED - Atualização de Firmware 1504

A atualização saiu hoje.

Bug de wake do DisplayPort ao sair do modo de suspensão ainda não foi corrigido.

HDMI 2.1 e as telas pretas de 2 segundos com VRR ativado finalmente foram resolvidas. Vou usar apenas HDMI a partir de agora, pois parece melhor que DP em todos os aspectos.

Alternar entre HDR e SDR com Win+alt+B parece muito mais rápido agora, é praticamente instantâneo.

SDR - O brilho máximo está desativado agora, o HDR ainda tem ele ativado.

Acredito que não há um changelog disponível, mas se mais alguém tiver insights, escreva aqui.

Isso é loucura. Eu odeio o modo Display Port neste monitor de PC. Porque, como todos sabemos, você precisa usar o controle remoto para ligá-lo manualmente toda vez que ele entra em repouso ou é desligado, tanto o monitor quanto o PC. Só quero que acorde como qualquer outro monitor. Isso é muito irritante.

Você tentou usar um cabo HDMI 2.1? (Estou usando uma Nvidia 4090) Porque o monitor se comporta de maneira diferente quando você usa HDMI. Pelo menos o cabo HDMI CERTO, mas vamos chegar lá. Quando você usa um cabo HDMI em vez do cabo DP14a incluso, tenho uma experiência diferente. Primeiro, com HDMI você NÃO precisa usar o controle remoto para ligá-lo após entrar em modo de descanso ou ser desligado. Além disso, usando HDMI você obtém efeitos de animação ligeiramente diferentes durante a ativação e na troca de menus. Sem falar que, por virtude do HDMI 2.1, você consegue maior largura de banda, uma nova fonte de áudio para seu PC - o monitor, embora a qualidade de áudio seja mediana, HDR dinâmico em vez de estático, e o HDMI 2.1 suporta GSync - pela primeira vez.

Mas há outro problema: até agora, ao usar cabos HDMI 2.1, tenho episódios de desligamentos de sincronização. E isso é um grande problema. Sou jogador, então morri duas vezes ontem à noite tentando derrotar um chefe maldito porque meu monitor ficou sem sinal. Então, esta manhã, fiquei desapontado, mas conectei meu PC com HDMI 2.1 após deixá-lo descansar a noite toda (LOL) e o piscar e os desligamentos de sincronização ficaram MUITO PIORES! Então, mexi no cabo DP e, relutantemente, conectei novamente. MAS, depois disso, vi uma pequena mensagem popup no menu dizendo algo como, “Seu monitor recebeu recursos atualizados” ou algo assim. Entrei nos menus e parece que recebi o firmware 1504. Que coincidência!?

Até agora, sem piscar… ainda! Mas já passei por esse caminho antes. Os desligamentos de sincronização acontecem na maior parte do tempo quando estou jogando. Mas estou muito esperançoso de que essa atualização tenha resolvido o problema com HDMI! Puxa vida! Espero poder ajudar vocês a economizar tempo com isso. Como podem perceber, quero muito que HDMI funcione neste monitor de merda. É uma experiência muito melhor. O que levanta a questão: por que a Samsung incluiu um cabo mini-DP em vez de um micro HDMI? Consoles não possuem conectores DP, e realmente HDMI (2.1) é uma experiência melhor em um PC com este monitor.

Voltarei a este tópico após meus testes. Mas, por favor, Deus, espero que a 1504 tenha corrigido esse problema ridículo com HDMI!

Acabei de atualizar para 1504. Bem, quando estou em modo de jogo e em SDR, “Brilho Máximo” está esmaecido, com a mensagem “Não disponível no modo de jogo” aparecendo. Me pergunto se isso é para reduzir o desgaste do painel, mas é realmente estranho. Agora, em SDR, o monitor está mais escuro do que antes, pois “Brilho Máximo” costumava iluminar toda a tela… Estranho.

A atualização do arquivo USB 1504 já está disponível.