Será que “Rethink DNS” é bom como substituto de VPN dedicada, já que está listado em Configurações sob opções de VPN, mas não funciona junto com “Proton VPN”?
Estou usando Android 14 (Xiaomi HyperOS), embora eu tenha a sensação de que estou misturando maçãs e laranjas..?
Como apontado por outro usuário, Rethink usa VPN para implementar realmente um “firewall”.
Nas versões v055 e superiores, Rethink suporta conexão com qualquer serviço VPN público que suporte WireGuard (como Proton, Mullvad, Windscribe, iVPN etc).
Felizmente, Proton e Mullvad permitem que seus usuários usem clientes WireGuard de terceiros, o que significa que, se você tiver uma conta Proton VPN, pode configurar o Rethink para usá-la. Veja: https://www.reddit.com/r/rethinkdns/comments/163e83l/proton_vpn/
Você está misturando maçãs e laranjas. Rethink não é um serviço de VPN. Estou no mesmo SO que você e o Rethink funciona bem como firewall e você pode escolher um provedor de DNS. Eu só uso o telefone com celular porque o Wi-Fi me causa vários problemas (mas essa é outra história).
Eu uso Orbot e v2rayNG em modo proxy e tenho conexões do Rethinkdns através deles.
Estou usando Proton VPN gratuito, mas por conta própria. Ultimamente, prefiro DuckDuckGo, pois pode bloquear tentativas de rastreamento…
ATUALIZAÇÃO
Por enquanto, tenho brincado com essas opções de segurança:
-
Em casa, Wi-Fi do provedor - DuckDuckGo (com proteção contra rastreamento de aplicativos)
-
Fora de casa, sem usar a internet - Rethink DNS (para o firewall)
-
Wi-Fi público - gratuito 1.1.1.1
-
Downloads específicos - PrivadoVPN gratuito, Proton VPN ou Orbot (Tor como proxy)
Obrigado pela resposta. Parece que preciso habilitar o “Proton VPN” como proxy dentro do “Rethink”.
Percebi que minha conexão à internet fica mais lenta quando uso o Rethink. Por exemplo, o aplicativo “Facebook Lite” demora mais para abrir e a rolagem não é tão suave com o Rethink ativado.
Obrigado pela resposta. Sou novo no Android e especialmente no “Rethink”, então precisarei aprender mais sobre a utilização adequada das diferentes opções de segurança/privacidade.
Até agora, tentei “Proton VPN”, “1.1.1.1” e “DuckDuckGo” como navegador com proteção contra rastreamento de aplicativos, sem contar o mecanismo de busca “Qwant” para descobrir qual funciona com o quê…
Sim, às vezes uso Orbot também, acho que é lento no meu
. Para Wi-Fi público, no entanto, uso 1.1.1.1.
Alguns aplicativos esperam que algo aconteça, o que não acontecerá por causa do bloqueio do Rethink, então eles tentam novamente algumas vezes antes de prosseguir.
Se você está tentando de tudo, dê uma olhada no NextDns (não é uma VPN). O Rethink juntou sua versão disso com um firewall em um único app.
Acho que vou usar o Rethink em ocasiões específicas…
Ele fica mais lento mesmo sem usar VPN como proxy? Pode ser que sua VPN esteja desacelerando, especialmente se for uma VPN grátis.
Ótimo, muito obrigado..! 
Só precisei renomear o arquivo .txt baixado para .config para que o Rethink DNS pudesse usá-lo.