Procurando recomendações de roteadores de viagem para conectar ao WiFi público/de hotel e re-transmitir para meu SSID preferido. Atualmente tenho um TP Link AC750, que funciona, mas é complicado conectar ao WiFi público pelo celular. Ele não possui um aplicativo, apenas uma página web que meu telefone não consegue salvar a senha, além de não ser bem otimizado para visualização no celular. Às vezes há problemas com portais cativos.
O que existe no mercado que use um aplicativo ou um método mais rápido ou mais simples de conectar ao WiFi público?
Não preciso de altas velocidades, talvez transmitir Netflix de vez em quando, caso contrário, apenas e-mails e navegação na web. Não possuo um serviço de VPN.
Na Amazon, está em promoção o TP Link AC1500, que parece permitir o uso do aplicativo, mas pensei o mesmo a respeito do AC750, então não tenho certeza.
Outro ponto são as opções da GL.inet, mas não sei qual escolher ou se o aplicativo deles permite configurar o dispositivo ou como funciona.
Nunca usei roteadores GL.inet pessoalmente, mas toda vez que essa pergunta aparece, as pessoas sempre dizem que eles funcionam muito bem. Provavelmente, será isso que vou pegar quando precisar de um roteador de viagem.
De fato, se você precisa de algo que funcione logo de cara, considere os roteadores GL.iNet, como o Beryl AX. Outras opções são o Slate AX e o Slate Plus. Meu favorito é o Slate AR750S-EXT, que, embora esteja descontinuado, você pode conseguir usado, é portátil e permite usar o OpenWrt nativo.
Um ponto importante é que eles usam um fork próprio do OpenWrt, mas você pode instalar a versão original do OpenWrt, se preferir.
Se tiver mais conhecimento técnico, pode criar firmware personalizado para atender suas necessidades, como adicionar privacidade extra com DNSproxy ou DoH/DoT para escapar de restrições. Também é possível instalar AdGuardHome ou filtros de DNS para bloquear anúncios, malware, telemetria, etc. Mas, se quiser simplicidade, basta usar o software do GL.iNet.
Esses roteadores suportam WireGuard, OpenVPN e outros VPNs comerciais. Também têm suporte beta para ZeroTier e Tailscale.
Costumo viajar a trabalho e acho esses roteadores muito úteis. Posso conectar a redes em acomodações Airbnb, hotéis, aeroportos ou usar 4G LTE e smartphones como roteadores, depois distribuir a conexão para meus dispositivos.
Eles também lidam com portais cativos, mas depende da situação. Para mais informações, consulte o /r/GLiNet e seus fóruns.
Exatamente. Para mim, o Slate Plus. Ótimo para trabalhar internacionalmente, VPN Wireguard é rápido, tamanho compacto, interface e recursos incríveis.
Obrigado pela ajuda. Se usar um celular, como você conecta o roteador de viagem ao WiFi público? Pelo app do GL, página web ou outro método?
Beryl AX é um pouco caro. O Opal (GL-SFT1200) vale a pena considerar?
Desculpe, links da Amazon com tags de afiliado não são permitidos neste subreddit. Por favor, remova o URL após (e incluindo) o ponto de interrogação (?) e envie novamente.
Sou um bot e essa ação foi realizada automaticamente. Se tiver dúvidas ou preocupações, entre em contato com os moderadores deste subreddit.
Eles possuem um aplicativo para iOS e Android, que permite configurar seu WiFi facilmente. Normalmente, o link usa a frequência de 2,4 GHz, e o repetidor opera em 5 GHz. Você pode pré-configurar e configurar tudo antes de viajar. Além disso, os roteadores usam energia de 5V, então é possível conectá-los a uma bateria portátil, se necessário.
Sugiro alguns desses modelos, pois são os mais novos e terão mais suporte:
Beryl AX
Slate AX
Slate Plus
Beryl (talvez)
Para uma opção de baixo custo, considere:
GL-MT300N-V2 Mango
Se possível, compre de segunda mão esse modelo, pode ser acessível:
Evite adquirir o Opal (GL-SFT1200), pois ele usa software proprietário e não funciona bem. Geralmente é mais barato e costuma estar em promoção, mas há relatos de problemas específicos com esse modelo, que não usa OpenWrt.
Se você tiver conhecimento técnico, pode instalar OpenWrt nativo em outros roteadores para economizar, usando dispositivos usados compatíveis. Mas as opções de roteadores pequenos e portáteis ainda são limitadas.
Também pode considerar comprar pelo AliExpress, que costuma ter preços melhores.