Problema:
Eu não quero comprar um modem Wi-Fi caro que permita instalar VPN. Quero usar o Pi como uma “ponte” VPN entre meu roteador e o modem Wi-Fi. Pi conectado a ambos via Ethernet (já comprei um adaptador USB Ethernet). O objetivo final é transmitir Wi-Fi com VPN.
Sou iniciante em redes e tentei pesquisar por mim mesmo, mas estou um pouco perdido. Acho que a solução provavelmente envolve IP-tables, mas não tenho certeza do que fazer em relação ao NAT e à atribuição de endereços IP aos dispositivos, já que um terceiro dispositivo de rede está sendo adicionado.
Configuração atual e uso:
Tenho um Raspberry Pi 4 rodando Raspberry Pi OS Debian Bullseye Desktop de 64 bits.
Uso-o para baixar torrents e compartilhá-los com AppleTV. Prefiro manter o sistema operacional como desktop, em vez de servidor ou OpenWRT, embora o dual boot possa ser uma opção.
Minha configuração de internet é um roteador de fibra fornecido pelo ISD que conecto a um AirPort Express da Apple via Ethernet. Este AirPort Express funciona como modem Wi-Fi para 10 dispositivos, e o roteador do ISD atribui endereços IP.
Costumava usar o roteador ISD como modem Wi-Fi, mas descobri que ele causava considerável atraso/problemas de pulso na minha configuração do AppleTV conectado via Wi-Fi a 2 HomePod mini. Acredito que ele não lida bem com múltiplos dispositivos simultaneamente, por isso estou relutando em usar o Pi como meu modem WLAN para conectar todos os dispositivos. O Airport da Apple funciona perfeitamente.
Tenho NordVPN instalado no Pi e está funcionando.
Comprei um adaptador Ethernet USB 3.0 gigabit e ele está funcionando como LAN1. A porta Ethernet do Pi é LAN0.
Como posso fazer para transmitir Wi-Fi com VPN do AirPort Express via Pi?
Agradeço muito qualquer ajuda ou direcionamento.
Configuração proposta (atualmente o Pi não está na cadeia):