Resumindo: a experiência de muitos cidadãos chineses e várias pesquisas (incluindo este artigo: Quem contorna o Grande Firewall na China?) mostram que apenas uma pequena fração dos chineses consegue contornar o GFW.
GFW não é uma palavra muito usada hoje em dia, pois faz parte da norma na China. mas ser a norma não significa que as pessoas tenham uma compreensão clara dela e de suas implicações.
De tempos em tempos, vejo pessoas dizendo que o V_P_N na China é amplamente disponível, “qualquer um na China pode conseguir, desde que queira” é o clichê. mas para mim, como chinês de nascimento e criação, sei que isso está errado. e não é só minha percepção, perguntei essa questão no r/liberalgoose, um sub de chineses, “você acha que há mais de 10% dos chineses na China usando V_P_N para burlar o GFW?”, recebi cerca de 40 respostas, e a maioria dizia “de jeito nenhum”
Usei esse número porque, uma vez, ao debater essa questão com estrangeiros vivendo na China, uma delas argumentou que ela trabalhava em uma escola internacional na China, e a maioria das pessoas ao redor dela sabe usar V_P_N, e eu disse a ela que é errado usar escola internacional como amostra ao falar sobre chineses usando V_P_N, e afirmei que a porcentagem de chineses que contornam o GFW é de um dígito (ou seja, menos de 10%), mas elas pareceram completamente chocadas com essa afirmação, após uma pesquisa rápida, disseram que deveria estar pelo menos entre 30-40%, ou seja, muito mais que 10%
Não faço ideia se eles entendem que 10% da população chinesa é 130 milhões, mas gostaria de explicar a lógica por trás da afirmação:
- há realmente muitas pesquisas sobre esse tópico, basta pesquisar “China GFW”, você vai encontrar muitas, uma delas usa o mesmo título que este post “quem contorna o GFW na China” (é interessante que, ao dizer aos estrangeiros que há pesquisa sobre isso, ele ainda pegou uma notícia pra mim e ficou furioso quando indiquei que ele não sabe usar o Google Scholar), que embora não forneça o número exato de chineses que contornam o GFW, na verdade fornece mais insights, por exemplo, apenas uma pequena fração dos chineses (mais jovens, mais bem-educados, cidadãos urbanos) têm acesso a isso.
- para contornar o GFW, você precisa de um V_P_N ou de várias VPS como proxy, o que é facilitado por muitos provedores de proxy, mas ainda assim é difícil para iniciantes, porque, para acessar essas ferramentas, provavelmente você precisa contornar o GFW primeiro. é como um impasse.
- para contornar o GFW, você precisa ter o motivo, mas isso não é tão fácil. muitos chineses nem sabem que é possível contornar, além disso, é ilegal contornar, embora a maioria não seja penalizada, o risco ainda existe. Por fim, ironicamente, a China na verdade possui uma Internet doméstica relativamente forte, onde as pessoas podem usar várias alternativas a sites estrangeiros como Google, YouTube, etc.
- Você precisa pagar para contornar o GFW, por exemplo, eu preciso pagar 28 CNY por mês pelo meu proxy, o que torna essa aventura menos atraente
a lista pode continuar, mas acho que já mandei minha mensagem. quer você seja um estrangeiro vivendo na bolha da China, ou simplesmente quer transmitir que “os chineses sabem de tudo, apenas escolhem seguir o PCC”, mantenha sua integridade e não use narrativas falsas.
Por fim, muitas empresas estrangeiras ajudaram a China a construir o GFW (notavelmente Cisco), que bloqueou a maioria dos chineses de acessar a Internet sem censura por décadas, é irônico que ninguém mais fala disso e eles parecem passar impune, e agora todos estão sancionando a China por usar trabalho forçado em Xinjiang (não sou a favor, mas também não sei a verdade sobre Xinjiang e mencionei isso para lembrar o duplo padrão).