Que dois dois roteadores usar para configurar uma rede VPN doméstica?

Olá! Estou querendo configurar dois roteadores GL.inet para parecer que estou conectado ao meu IP doméstico enquanto estou no exterior. Sou um completo iniciante e li várias avaliações, mas estou em dúvida sobre quais roteadores comprar. Estou pensando em usar dois roteadores Slate AX (GL-AXT1800), pois parecem ser os mais rápidos e confiáveis pelo que li.

Alguém já tem essa configuração? Ou há uma alternativa melhor que vocês recomendariam? A confiabilidade é extremamente importante, pois vou usar isso para trabalhar de fora.

Além disso, se alguém tiver recursos que achou particularmente úteis para configurar isso, ficarei muito agradecido! Sou relativamente experiente em tecnologia, mas sou novo nisso e espero aprender a colocar tudo funcionando!

Brume2 em casa, Slate AX com você.

Tenho várias centenas de clientes fazendo exatamente isso com dois Slate AX e tudo tem sido muito estável.

Só garantir que você bloqueie adequadamente seu laptop de trabalho. Conecte-o ao Wi-Fi VPN do seu roteador de viagem e desligue todas as opções de pesquisa automática de Wi-Fi. Caso contrário, ele realiza uma coleta de dados de fundo ao escanear redes próximas enquanto você viaja.

Existem outros truques, mas você entende o conceito se for experiente em tecnologia. A única questão a estar preparado para responder é: o que você faria em caso de falha repentina do hardware do laptop de trabalho? (Ou seja, - sempre tenha dinheiro para comprar uma passagem de avião de emergência para casa e uma justificativa de por que haverá um atraso de alguns dias para chegar ao escritório local).

Brume 2 A em casa, Beryl AX na rua. Apenas esteja ciente de que sua velocidade de download ao estar remoto será limitada à velocidade máxima de upload do seu serviço de banda larga doméstico, então se por exemplo sua velocidade for de 100 Mbps de download e 20 Mbps de upload, 20 Mbps será a velocidade máxima de download que você verá na conexão remota. Vale verificar se essa configuração oferece a taxa de throughput que você espera.

A página de comparação dos roteadores GL.inet é boa, depende da velocidade de upload, então pegue o modelo mais rápido em casa para ser o servidor e o menos potente para o cliente.

Tenho um Flint em casa, Slate AX na rua. Funciona impecavelmente. Uso-o internacionalmente tanto para trabalho quanto para o Apple TV, assim posso acessar todas as minhas transmissões.

Tenho dois Flints e a experiência é incrível.

Estou tendo um problema: minha velocidade de download ao viajar é muito boa. Mas o upload é muito lento. A velocidade também muda com frequência. Algum conselho sobre o que pode ser feito? E se eu tiver um Flint como servidor doméstico e um roteador de viagem? Só uso Ethernet. Isso ajudaria?

Obrigado! Há uma razão pela qual você recomenda o Beryl AX em vez do Slate AX? O Brume é mais estável para a opção doméstica do que ter dois roteadores de viagem?

A simplicidade de uma interface gráfica para tudo e a facilidade de atualização. Eu sou fã de Linux, mas uma boa parte dos meus clientes mal conseguem fazer login e clicar no botão de atualização do roteador às vezes. Alguns até preferem que eu faça essa parte por eles.

Os GliNets também consomem pouca energia e são bastante estáveis para reiniciar automaticamente em caso de falha de energia.

Configurei um Wireguard em uma VM Ubuntu em casa, mas não consegui encontrar instruções sobre como configurar a parte do cliente manualmente no roteador GL.inet. Algum guia passo a passo útil por aí?

É um dispositivo menor para viagens e, dado que a velocidade depende muito do seu ISP residencial, provavelmente não será muito mais lento. Também houve alguns casos de superaquecimento no Slate AX, mas o melhor é verificar outras postagens para entender se isso ainda é um problema. Quanto ao preço, o Brume 2 é mais barato e menor, e se você não precisa de Wi-Fi adicional em casa ou processadores para tarefas de Wi-Fi, ter um roteador é mais do que suficiente. O Brume 2 é bem pequeno.
Meu setup usa apenas uma conexão de 20 Mbps do ISP, e isso é suficiente para mim no exterior, lidando bem com streaming sem problemas, desde que a conexão remota seja decente. Lembre-se de adicionar DDNS ao seu dispositivo de casa se estiver atrás do NAT do seu ISP e ativar o GoodCloud, que facilita a administração remota.

Querendo 2 portas LAN vs 1 no Slate.

Você está tendo problemas para gerar um arquivo de configuração? Se sim, há várias maneiras de fazer isso usando o CLI no Ubuntu. Quando estiver de volta ao laptop, posso te enviar alguns links.

Se planeja fazer isso várias vezes, pode instalar uma interface gráfica web para facilitar o gerenciamento. Eu particularmente gosto do Wireguard UI, com o Wireguard rodando diretamente no host Ubuntu e a UI instalada via docker-compose.

O Slate possui duas portas LAN e a capacidade de usar o WAN como LAN para uma terceira.

Sim. Eles podem se conectar a qualquer servidor Wireguard. Tudo que você precisa é do arquivo de configuração, que pode ser enviado ou colado na interface gráfica.