Qual é a autoridade do governo dos EUA sobre servidores nos EUA e o mesmo para os servidores de cada país operados pela Proton?

Tenho curiosidade sobre hipóteses e qualquer caso conhecido em que governos tenham ido atrás dos servidores físicos de VPN e se existem proteções legais ou físicas em vigor para benefício dos clientes.

Alguns dos nossos servidores e redes são totalmente de nossa propriedade e controle, enquanto outros utilizam terceiros, pois não temos instalações em todos os países. Quando alugamos servidores e redes, dependemos apenas de provedores que nos dão acesso completo ao servidor, usando apenas servidores físicos. Todos os nossos servidores também utilizam criptografia de disco completo para que terceiros não possam extrair dados mesmo que tenham acesso físico ao hardware. Se desejar, porém, garantir que seu tráfego passe por servidores e rede que possuímos, você pode usar o Secure Core. Você pode ler mais sobre os servidores Secure Core aqui: https://protonvpn.com/support/secure-core-vpn/. Estes estão na Suécia, Islândia e Suíça.

Se eu precisasse me preocupar com algo assim. Não usaria servidores nos EUA de modo algum. Porque, se eles quiserem/precisarem acessá-los, conseguirão. Essa é minha opinião.

O governo dos EUA estaria perdendo tempo ao confiscar ou manipular os servidores. Todo conteúdo é criptografado.

Acredito que as pessoas superestimam o que as VPNs podem fazer em termos de privacidade. Elas são principalmente para ocultar dos provedores de internet. O Tor é a melhor escolha para anonimato geral.

Não há servidores Secure Core nos EUA. Eles estão apenas na Suécia, Suíça e Islândia.

Existem servidores de saída para a rede Secure Core em muitos países, incluindo os EUA. Quando você usa um servidor Secure Core, estabelece uma conexão VPN com um servidor em um dos três países mencionados, que então encaminha seu tráfego para qualquer servidor de saída que você também tenha selecionado.

Digamos que você escolha um servidor de saída nos EUA. Para os sites que você visita, parecerá que você está nos EUA. Para o governo dos EUA, se eles obrigarem o centro de dados onde o servidor de saída dos EUA está a registrar o tráfego, ou se vigiá-lo de qualquer forma, tudo que verão são conexões VPN de volta aos servidores do núcleo seguro na Suíça, Suécia e/ou Islândia, e toda a soma do tráfego de todos os usuários desse servidor de saída. Eles não conseguem descobrir a quem pertence qual tráfego até comprometer ou obrigar os logs dos servidores de núcleo seguro na Suíça, Suécia e/ou Islândia.