Quais são algumas tradições nórdicas divertidas no Natal?

Sou um americano reconectando e adoraria aprender como os noruegueses comemoram! Tusen Takk :heart:

Não esqueça do «Tre nøtter til Askepott» na TV de manhã! É estranho, mas virou uma tradição. É um filme tcheco da Cinderella de 1973, dublado para o norueguês.

Nós comemos comida. Bebemos álcool, abrimos presentes. Dependendo se você tem crianças, o Papai Noel aparecerá e entregará presentes.

Comendo mingau de arroz ao meio-dia

Comendo o jantar de Natal tradicional (barriga de porco ou costela de cordeiro salgada)

Segurar as mãos e andar em volta da árvore de Natal cantando salmos de Natal ou outras músicas “de Natal”

Abrindo presentes um de cada vez enquanto o resto bebe café ou álcool e come bolos (para os que gostam de maratona)

Se você tem crianças pequenas, uma coisa divertida pode ser deixar uma tigela de mingau de arroz na noite do dia 23 para o ‘husnisse’, assim ele ajudará a manter a casa (e originalmente os animais, zona agrícola) em ordem, e evitará que ele brinque com você (por exemplo, matando seus animais ou brincando com você ou sua família, zona agrícola).

Basicamente, faça uma tigela extra de mingau, coloque canela, açúcar, um pedaço de manteiga e uma colher, e coloque na varanda ou ao lado do celeiro, se tiver um. Depois que as crianças forem dormir, esvazie a tigela e coloque-a no mesmo lugar. De manhã, você pode fazer um alarde que o nisse comeu o mingau. Para mais autenticidade, use uma tigela de madeira e uma colher, se tiver.

Um bem antigo é não caçar/brigando durante a semana entre o Natal e o Ano Novo. Julefred. Na época nórdica, qualquer atividade criminosa nesse período era punida duas vezes mais do que o normal.

Indo ao julebukk.

A maneira como isso tem sido feito na minha vida, são principalmente crianças indo ao redor disfarçadas de nisser, pedindo biscoitos ou doces, embora eu também tenha conhecido adultos grandes indo ao julebukk, caso em que o costume que encontrei foi dar álcool.

Temos muitas tradições relacionadas à comida, mas elas não são nada engraçadas ou divertidas.

Na véspera de Natal, após o jantar e antes de abrir os presentes, nós adultos começamos a conversar sobre tirar uma soneca, etc., para fazer as crianças esperarem mais pelos presentes. E as crianças sempre reclamam porque já perceberam a nossa brincadeira anos atrás.

Ninguém na nossa família queria se vestir de papai Noel, então criamos nossa própria tradição. Colocamos uma tigela pequena de mingau de arroz fora. Porque é isso que o nisse come na Noruega. Pouco antes de abrirmos os presentes, as crianças percebem que o mingau sumiu (culpa do nosso cachorro) e que agora há uma sacola de presentes lá. Na sacola, há um pequeno presente para cada um. O resto fica debaixo da árvore de Natal, é claro. Quando as crianças entregam os presentes na sacola, é hora de começar a abrir os presentes debaixo da árvore. Começamos abertos enquanto todos assistem, mas logo vira uma ‘confusão’ onde as crianças apenas abrem seus presentes e nós adultos tentamos acompanhar o que elas recebem e de quem.

Se houver uma reunião maior, coloque uma amêndoa pequena (ou outra coisa, se as pessoas forem alérgicas) na tigela de mingau de arroz, e quem encontrá-la no seu prato ganha um porco de marzipã ou algo assim.

Comendo mingau e deixando um prato dele do lado de fora para satisfazer a maioria dos residentes invisíveis, como gnomes. Isso vem de uma época em que o leite era escasso e o Natal era um evento assustador.

Fyllebukk, quase como julebukk, mas em vez de doces, canta-se por uma dose…

Discutir se as escolas deveriam obrigar as crianças a frequentar a igreja durante o Natal.

Discutir qual é melhor, o refrigerante de Natal marrom ou vermelho.

Doar comida aos menos afortunados, mas a comida doada é apenas doces, biscoitos de gengibre mais baratos e clementinas, tudo exposto em um carrinho de compras na loja.

Alguém não mencionou Lucia? Em 13 de dezembro, celebramos uma santa italiana. Provavelmente porque ela traz luz e, como mencionado, nosso Natal quase todo é sobre trazer o sol de volta, por favor. Vestimos nossas crianças de branco, e as fazemos andar e cantar. A principal criança deve ser a própria Santa Lucia, com velas na cabeça, e é uma grande honra ser escolhida. Graças ao progresso e LED, a escolhida não precisa arriscar queimar o cabelo ou se queimar com cera quente. Há procissões em igrejas, e elas são bastante solenes, mas também em escolas, hospitais, pré-escolas, etc. Lares de idosos frequentemente recebem visitas.

Depois, comemos pães especiais feitos com açafrão, mas geralmente feitos com açafrão-da-terra em vez disso.

Os suecos são muito melhores na Lucia do que nós, no entanto.