Faço uso do Mullvad há algum tempo. Necessidades gerais de VPN e conexão P2P parecem sólidas. Sinto que é rápido. Basicamente, atinge o limite da conexão. Tenho olhado para o Proton VPN há um tempo, e embora eu tenha usado a VPN gratuita deles — que também parece um pouco lenta (vi vários comentários sobre isso na versão gratuita). Alguém já usou Mullvad e experimentou o ProtonVPN pago? A diferença de preço vale a pena?
Obrigado
Nigs
PS: Também sou um usuário novo do Proton Mail e, embora use-os por certas razões, meu email habitual é outro serviço pago (Fastmail), então não estou realmente procurando outro serviço de email pago.
Se você vai usá-lo apenas para uso geral, ambos são ótimos. Se você faz torrents de qualquer coisa, Proton VPN seria melhor porque possui encaminhamento de portas, enquanto o Mullvad o removeu há algum tempo.
Em termos de velocidade, você não perceberá diferença. O grande problema do Mullvad é a falta de encaminhamento de portas. O grande problema do Proton é que não há como reduzir captchas como com o proxy SOCKS do Mullvad. O Google se torna praticamente inutilizável, o que é chato. Mudei para Proton porque também uso outros serviços incluídos na assinatura e porque preciso de encaminhamento de portas. No geral, estou feliz, mas se fosse estritamente para navegação, provavelmente teria ficado com o Mullvad. Mas, novamente, acho que a forma como eles cederam à pressão da lei quando desativaram o encaminhamento de portas é uma péssima aparência, então talvez não.
Como alguém que usa ambos (e no Linux/Android), aqui está minha experiência:
No desempenho, o ProtonVPN costuma ser mais consistente (em banda larga e latência) do que o Mullvad, onde os servidores às vezes apresentam ping alto ou caem. Isso pode ser por eu usar servidores em Cingapura, que o Mullvad não tem muitos.
Tentei fazer o ProtonVPN funcionar no Linux como meu VPN principal, mas tive muitos problemas, e agora só uso um perfil Wireguard dele no Linux para encaminhamento de portas (que o Mullvad não tem mais, infelizmente), mas ainda principalmente uso no Android, já que vem com o Ultimate (uso bastante o SimpleLogin e o Drive).
Mullvad no Linux é geralmente tranquilo. Proton, por outro lado, o suporte no Linux está claramente em beta (como visto neste sub), e apresenta problemas como o aplicativo funcionando apenas no GNOME na última vez que tentei (uso KDE), além de um bug nos perfis Wireguard que quebra aplicativos WebRTC no navegador. Espero que melhore no Proton no futuro, mas por enquanto, é isso.
Mullvad possui IPv6 (o que pode explicar o problema do WebRTC?) e proxy SOCKS, facilitando navegação geral. Entretanto, eles não têm mais encaminhamento de portas, então o Proton é melhor se você faz jogos multiplayer ou seed torrents.
Para mim, o Proton tem melhorado na evasão de bloqueios de VPN quando estou em redes restritas, embora o Mullvad tenha melhorado recentemente.