ProtonVPN funciona mal no meu Mac

Tenho utilizado - ou tentado usar - ProtonVPN há alguns meses em um iMac baseado em Intel rodando Sonoma 14.7.4 (não tenho necessidade de nenhum recurso do Sequoia). Uso PVPN 4.8.0. Também estou usando em uma máquina com Windows 10. Tem sido relativamente estável no Windows por anos, mas não funciona bem no macOS.

1. Para de funcionar aleatoriamente algumas vezes por dia. Não há aviso ou notificação; a internet simplesmente para de responder silenciosamente. Ou continua funcionando e apenas vaza seu IP.
  2. Se eu trocar de servidores - especialmente para outros países - mais de uma vez em 5 minutos, ele com certeza para de funcionar. Nesse caso, não reconecta. Fechar o app e reabrir não ajuda. Fazer logout também não ajuda. Preciso reiniciar o Mac e então ele conecta imediatamente.
  3. O kill switch não funciona de fato. Quando o ProtonVPN para de repente - o que acontece algumas vezes por dia, ele pode cortar a internet. Mas às vezes você consegue ficar online. Com o IP que seu ISP te deu. Verifiquei isso em 4 ocasiões diferentes. Vazamentos, vazamentos, vazamentos. Isso torna um VPN quase inútil. Sei que não há kill switch permanente no macOS, mas o kill switch manual também não funciona.
  4. Sei que não há igualdade de recursos, em parte devido às limitações do sistema operacional, mas também por causa do número significativamente menor de usuários. Por isso, eles dedicam quase nenhum recurso ao macOS. Supõe-se que seja apenas o “Big Balls” da equipe DOGE juntando isso tudo no final de semana. É completamente não confiável.

Alguém mais enfrentando esses tipos de problemas?

Funciona bem no meu Mac

Desculpe ouvir sobre os problemas que você enfrentou. Se quiser, você pode sempre enviar um relatório de bugs através da opção no aplicativo, incluindo seus logs de erro, para nos ajudar a documentar qualquer comportamento indesejado para melhorias futuras: https://protonvpn.com/support/report-a-bug#macos

Sobre o ponto 3. O kill switch funciona se houver uma desconexão inesperada do VPN. Em cenários de desconexão manual, você não será impedido de se conectar via seu IP local. Ainda assim, agradeceríamos se você pudesse nos enviar um relatório de bug como mencionado acima, para que possamos verificar possíveis problemas com a implementação atual do kill switch.

Funciona bem no meu Mac, mas tenho um ARM, não um Intel.

Por quanto tempo você tem usado? Qual Mac você tem?

Obrigado pela resposta. Eu nunca desconecto manualmente o PVPN. Ele desconecta por conta própria.
Verificando meu IP em um site como whatismyip ou icanhazip mostra o errado. Muitas vezes isso acontece quando o PVPN mostra que está conectado (e após recarregar o site de IP para limpar o IP em cache). Não é apenas ocasional, são vazamentos frequentes. Depois de acordar do modo sleep é o pior; quase sempre vazam e leva vários minutos para o PVPN se conectar.
Mas vou enviar um relatório de bug. Duvido que leve a alguma coisa.