ProtonVPN funciona como uma bosta no meu Mac

Tenho tentado usar o ProtonVPN por alguns meses em um iMac baseado em Intel rodando Sonoma 14.7.4 (não preciso de recursos do Sequoia). Usando PVPN 4.8.0. Também rodando no Windows 10. Tem sido relativamente estável no Windows por anos, mas só tenho problemas diários no macOS.

1. Para de funcionar aleatoriamente algumas vezes por dia. Não há aviso ou notificação; a internet simplesmente para de responder silenciosamente. Ou continua funcionando e vaza seu IP.
  2. Se eu trocar de servidores - especialmente para outros países - mais de uma vez em 5 minutos, ele vai parar de funcionar. Nesse caso, não conecta novamente. Fechar o app e abrir de novo não adianta. Sair da conta também não ajuda. Preciso reiniciar o Mac, e aí ele conecta imediatamente.
  3. A funcionalidade de kill switch não faz absolutamente nada. Quando o ProtonVPN para de repente - o que acontece várias vezes ao dia - pode cortar a internet. Mas às vezes você consegue permanecer online usando o IP que seu ISP deu. Verifiquei isso em 4 ocasiões diferentes. Vazamentos, vazamentos, vazamentos. Isso torna um VPN quase inútil. Sei que não há kill switch permanente no macOS, mas o manual também não funciona.
  4. Sei que não há paridade de recursos, parcialmente por limitações do sistema, mas também por causa da base de usuários menor. Portanto, eles praticamente não dedicam recursos ao macOS. Presumivelmente, é só o “Big Balls” da equipe DOGE juntando tudo no final de semana. É completamente não confiável.

Alguém mais enfrentando esses problemas?

Parece que ainda está em beta e não foi bem testado. Esse software não é adequado para qualquer usuário de Mac, na minha opinião. Tenho sido mais que paciente. Estou quase trocando de provedor.

PS: Não vou fazer “downgrade” para o Sequoia, por favor, não sugiram isso. Não preciso, não quero, e atualmente há 5 versões do ProtonVPN para macOS disponíveis e suportadas no site deles - a mais recente para Ventura e versões superiores.