Acabei de instalar a versão 2.2.0 mais recente, após a primeira 2.0.0. Sem alterar nenhuma configuração, esta nova versão parece ouvir ou ter conexões de saída em portas UDP (duas delas, no meu caso 52491 e 52492, presumivelmente aleatórias). Alguém sabe para que servem e o que são essas portas? Estou usando TAP com configuração TCP do OpenVPN. Essas portas não estavam na versão 2.0.0. Obrigado.
Vou esperar uma segunda opinião, mas essas parecem estar 99% relacionadas ao serviço dnscache ou ao DNS. (talvez uma correção de DNS na versão 2.1.1?).
Eu também estou vendo uma porta UDP (também parece ser aleatória) aberta em 0.0.0.0 pelo ProtonVPN.exe na versão 2.2.1 enquanto não estou conectado. Também me pergunto para que serve isso.
Quando uso WireGuard, o ProtonVPN.WireGuardService.exe tem duas portas abertas (UDP e UDPV6). Para esclarecer, nenhuma das portas que estou falando aqui estabeleceu conexões.
Editar: A porta do serviço WireGuard pode estar incorreta, pois estou vendo tráfego de internet desse processo, que não aparece na aba “TCP/IP” do Process Explorer (ele mostra portas UDP, mas talvez não o tráfego?).
Na minha opinião, essas portas abertas são inofensivas, até que se prove o contrário. Existem muitos processos, especialmente no Windows, que abrem portas por diferentes razões.
(Seria bom uma explicação, no entanto).