Agradeço desde já a qualquer alma gentil que tentar me ajudar com esta questão. Por favor, aguentem firme comigo, pois não sou muito experiente em computadores (pelo menos não em comparação com muitos aqui).
Problema: Meu VPN L2TP de repente parou de se conectar enquanto estava na minha rede WiFi Nest. Funcionou por 6 meses perfeitamente. Então, tirei o laptop de casa, o que não acontece com frequência (obrigado ao WFH) e quando tentei voltar a ficar online, ele não se conectou.
Solução de problemas: Consigo acessar o VPN através de outras redes (não é um problema do computador). Também posso acessar o VPN se conectar diretamente ao modem (não é um problema do ISP). Liguei para o técnico da minha empresa e, devido ao que descrevi acima, ele está convencido de que é um problema no roteador (estou inclinado a concordar). Além disso, pode estar relacionado, mas temos outro computador com OpenVPN que funciona perfeitamente.
Aqui está a parte do desabafo. Liguei para o suporte do Google 3 vezes até agora. 2 dessas vezes a ligação foi “cortada”. Uma delas foi seguida por um curto email dizendo “Por favor, entre em contato com sua empresa de VPN sobre qual número de porta podemos usar para configurá-la com o roteador Google Nest Wifi” (sim, essa foi a gramática usada no email). Isso não foi algo que conversamos ao telefone, e está bem fora do meu alcance de conhecimento. Pedi ao meu Técnico essa informação e ele disse “Por padrão, L2TP sobre IPSec exige as portas UDP 500 e 4500, bem como o protocolo IP ESP 50, que não é uma porta, mas esses são os requisitos”. Isso tudo pode ser como uma língua estrangeira para mim… mas tentei o melhor que pude para mexer nas configurações WiFi do Google Home com essa informação, sem sucesso.
Pode o Reddit fazer o que Google e meu técnico não puderam, e fornecer uma solução viável? Acredito que sim.